Foi aprovada por unanimidade na manhã de hoje (13) a moção de desagravo aos professores do Rio Grande do Norte proposta pela vereadora Marleide Cunha (PT), em face do discurso do deputado estadual Tomba Farias (PSDB), que maculou a imagem dos professores ao dizer que, durante a pandemia, eles estariam de férias.
Para a vereadora, qualquer autoridade que fragilize a imagem profissional dos professores, incitando um julgamento público negativo, fragiliza também a educação. “Em sua fala, o deputado desconsidera que a pandemia remodelou todos os contextos profissionais existentes no país”, afirmou Marleide.
A parlamentar também afirmou que são por causa de falas e atitudes como a do deputado que o Brasil ocupa o último lugar em pesquisas quando se trata de prestígio e status docente.
“A forma como enxergamos os professore influencia no desenvolvimento educacional. Portanto, respeitar professores não é apenas um dever moral, é essencial para uma educação que promova a construção de uma sociedade decente. É por isso que não admitimos que um deputado, representante do povo, escolhido pelo povo, seja tão irresponsável, desinformado e completamente sem a noção da realidade enfrentada pelos professores nesta pandemia”, concluiu Marleide.