Candidato menos rejeitado que o gestor

Dentro do mandamento da análise da pesquisa política de que só devemos comparar pesquisas do mesmo instituto é possível afirmar que a desaprovação do prefeito Francisco José Junior (PSD) variou dentro da margem de erro de de 4%.

Em abril do ano passado, data da última pesquisa Consult, o prefeito era desaprovado por 77,9% dos mossoroenses. Na pesquisa realizada no último dia 12, ele é desaprovado por 79,8% . Alta de 1,9%. Em dez meses o cenário de críticas à gestão não mudou, mas isso não significou uma impopularidade subindo de forma considerável. No entanto, nesse contexto a estabilidade não é boa.

Mas no meio disso um alento. O candidato Silveira é menos rechaçado que o gestor. Segundo o Instituto Consult  34% dos mossoroense afirmam que não votam nele de jeito nenhum.

Se compararmos os que desaprovam a gestão (79,8%) com os que dizem não votar no prefeito (34%) poderemos concluir que 45% dos entrevistados estão insatisfeitos com a gestão, mas não necessariamente repulsam o prefeito enquanto candidato. É uma margem considerável, mas longe de ainda significar um motivo para o prefeito comemorar. No máximo lhe dá alguma esperança.

É que a rejeição ao candidato à reeleição é de quase o dobro da soma de todos os outros nomes juntos que é de 17,9%. Ainda existem 39% dos pesquisados que afirmam não ter opinião definida sobre em quem não votar.

O tempo é o inimigo do prefeito. Hoje ele tem apenas 2,7% e precisa mostrar em pouco mais de quatro meses que merece a confiança desses 45,8% dos eleitores que desaprovam a gestão, mas não descartam explicitamente votar nele. É uma margem muito pequena que não dá mais direito ao prefeito errar. A favorita Rosalba Ciarlini (PP) já conta com 43,8%. A vantagem é toda dela.

Tudo vai depender dos movimentos dessa nuvem chamada política.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto