Candidatos apresentam propostas em evento do Sebrae

sebrae_candidatos

Para colaborar com os próximos gestores municipais e chamar atenção para a importância das pequenas e médias empresas, o Sebrae no Rio Grande do Norte promoveu nesta terça-feira (6), encontros com candidatos a prefeitos dos dez municípios do Rio Grande do Norte que possuem pontos de atendimento da Instituição.

Além de abrir espaço para os candidatos exporem suas propostas voltadas para os pequenos negócios e fomentar a geração de renda, foi entregue a cada um deles o Guia do Candidato Empreendedor – Agenda de Compromissos com os Pequenos Negócios par Geração de Emprego e Renda, uma cartilha que traz 100 ações e 10 passos para orientar os futuros gestores sobre boas práticas para a promoção do desenvolvimento econômico local.

Em Mossoró, o encontro foi conduzido pelo diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, que junto com o gerente do Escritório Regional do Oeste, João Vidal, recepcionou os cinco candidatos que disputam a vaga de chefe do executivo municipal. Participaram do encontro os candidatos: Francisco José de Lima Silveira Júnior, Gutemberg Dias, Rosalba Ciarlini, Sebastião Couto e Josué Moreira.

Para João Hélio, esta é uma oportunidade para os candidatos apresentarem os pontos dos seus planos de governos favoráveis aos pequenos negócios, já que o órgão entende que pode dar uma importante contribuição aos próximos gestores. “Nós do Sebrae somos do partido e da bandeira da pequena empresa, e esperamos poder contar com o comprometimento e a parceria do próximo gestor”, enfatiza o diretor.

Já o gerente do Escritório Regional do Sebrae no Oeste, João Vidal, o encontro de hoje é uma forma de orientar os candidatos sobre a atual conjuntura dos pequenos negócios, e colaborar para a ampliação da atenção dada pelos municípios às pequenas empresas, principalmente pelo momento atual da economia.

Propostas

O candidato Francisco José Júnior, aproveitou os 10 minutos concedidos a cada candidato para falar sobre os projetos desenvolvidos na sua atual gestão junto aos micro e pequenos empresários, com a parceria do Sebrae, como a abertura da Sala do Empreendedor e o projeto Prosperar que visa qualificar e fortalecer os pequenos negócios.

Segundo candidato a expor suas propostas para os micro e pequenos empreendedores, o candidato Sebastião Couto, frisou a importância de ações educativas que ajudem os pequenos empreendedores a formalizarem seus negócios.

O candidato Gutemberg Dias, fez questão de enfatizar a importância do Sebrae no seu crescimento empresarial. Para ele é importante ampliar as ações desenvolvidas pelo município em parceria com o Sebrae, e o contato com as microempresas, que são as que mais empregam em todo o país.

Rosalba Ciarlini parabenizou o Sebrae pela iniciativa que visa colaborar com os gestores. A candidata listou diferentes projetos desenvolvidos em parceria do o órgão ao longo de sua carreira política, enquanto prefeita, senadora e governadora, afirmando que pretende manter a parceria para a manutenção de projetos que já são realizados e novas iniciativas, como levar lições de empreendedorismo para as escolas.

Último a falar, segundo a ordem determinada por sorteio, Josué Moreira afirmou que o encontro era um ótimo momento para discutir o futuro da cidade, aproveitando as potencias econômicos da cidade para fomentar o desenvolvimento em diferentes áreas.

Pequenos Negócios

a abertura do encontro com candidatos a prefeito de Mossoró, o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, fez uma apresentação do panorama econômico da cidade, com dados oficiais atualizados em 31 de agosto.

De acordo com os dados, a cidade possui hoje 18.914 empresas ativas, das quais 17.432 são Micro e Pequenas Empresas, o que representa 92,2% das empresas locais, e destas 6.613 são microempreendedores individuais, o que ressalta a importância dos pequenos negócios para a economia.  João Hélio também afirmou que no último ano foi registrada a abertura de mais de 1.500 empresas, enquanto apenas 128 fecharam as portas.

Entre as atividades econômicas de maior destaque na cidade estão: o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, que representam 8,43% da economia, seguida por Salões de Cabelereiros (3,61%), e em terceiro lugar o comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios – minimercados, mercearias e armazéns (3,20%).

Em relação ao Regime de Tributação, os microempreendedores individuais são responsáveis pela maior fatia da arrecadação, com 38%, enquanto as empresas no Regime Normal arrecadam 32%, e as empresas que regidas pelo Simples Nacional representam 30% da arrecadação. Os dados apresentados ressaltam a importância dos pequenos negócios para a economia mossoroense.

Compartilhe:

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *