Carta aberta: o ofício da Unimed Natal é massacrar os clientes

Unimed Natal fornece péssimos serviços (Foto: Tiago Lima)

Sou cliente da Unimed há 12 anos. Posso dizer com tranquilidade que tanto quando era via Mossoró como no período em que foi Federação do RN não tinha do que reclamar.

Não faltavam bons médicos credenciados com os contatos dos consultórios disponíveis em um catálogo. A marcação de exames era rápida. Há 11 anos fiz uma cirurgia de miopia em que consegui a autorização no mesmo dia que solicitei.

O negócio bagunçou desde que a Unimed Natal tomou conta. Tudo é uma dificuldade e olhe que raramente utilizo os serviços porque, noves fora uma ou outra taxa alterada e o refluxo crônico a saúde vai bem. Meu filho então, este vende saúde e só usa o plano para ir ao oftalmologista ver se a miopia aumentou.

Em resumo: sou um cliente que dá lucro a Unimed Natal.

O problema é quando precisei. No fim do ano passado necessitei de um atendimento em uma determinada especialidade. Não tinha médico disponível. Há dois meses aguardo o reembolso pela consulta particular que paguei.

Parêntese: para ser honesto, houve um caso em que a coisa funcionou: foi quando precisei fazer uma endoscopia. A autorização do exame foi rápida.

Ontem precisei de um novo atendimento especializado. A marcação de consulta é centralizada num canal de atendimento feito por um robô que não entende nada do que digitamos ou dizemos. Depois de várias tentativas consegui falar com uma atendente que disse só ter uma médica disponível em Mossoró, mas que eu deveria arriscar ir ao consultório e só lá saberia se poderia ser encaixado. Perguntei a atendente se ela poderia me passar o número do consultório e ela disse que não seria possível porque a Unimed Natal não tem acesso aos contatos dos médicos credenciados em Mossoró.

Isso é inacreditável. É um negócio feito para não funcionar.

Depois que reclamei no Twitter (ver post abaixo) recebi uma ligação. A atendente, que não tem culpa de nada, informou que teria um médico disponibilizado para segunda-feira. Perguntei por que não para hoje (a conversa foi ontem) e a resposta foi: porque é feriado. Expliquei que dia 6 de janeiro é feriado somente em Natal e a atendente ficou sem explicação.

Resumo da história arrisquei a não recomendada automedicação porque se for depender da Unimed a gente morre sem atendimento especializado. Os contatos dos consultórios não são disponibilizados, a marcação de consultas é centralizada com um filtro que incentiva a desistência e faltam opções.

A especialidade da Unimed Natal é massacrar os clientes com péssimos serviços.

PS: antes que alguém pergunte porque não troquei de plano de saúde informo que faço parte de um acordo coletivo enquanto servidor da UERN.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto