Casos confirmados de Covid-19 no RN ultrapassam 13 mil; 496 óbitos com confirmação da doença foram registrados

Secretário adjunto de Saúde do RN, Petrônio Spinelli, informou dados sobre o coronavírus no Estado (Imagem: Reprodução)

O Rio Grande do Norte tem 13.234 casos confirmados do novo coronavírus e registra 496 óbitos confirmação da doença. Os dados foram repassados pelo adjunto de Saúde do Estado, Petrônio Spinelli, nesta quinta-feira, 10, em coletiva de imprensa realizada em Natal.

Segundo ele, o salto de confirmações envolve um conjunto de fatores que tem a ver com testes realizados fora do Estado que chegaram e alimentação dos dados pelas prefeituras.

Além disso, são 22.627 casos suspeitos e 22.945 descartados. 90 óbitos estão em investigação.

Segundo os dados da Secretaria da Saúde Pública do RN (SESAP-RN) 1.993 pessoas estão recuperadas.

O secretário adjunto de Saúde falou sobre o ‘Pacto pela Vida’, sobre a necessidade de união, de trabalhar juntos, abrir leitos e, mais importante, evitar que as pessoas precisem de leitos. “O momento é ‘fique em casa’!”, reforçou o secretário, afirmando que a antecipação do feriado para amanhã é para isolar.

O responsável pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED-RN), Coronel Francisco Araújo, também participou da coletiva.

Segundo ele, ontem, o Governo do Estado concluiu reuniões, por videoconferência, com prefeitos dos municípios sobre o Pacto pela Vida e todos os integrantes do Sistema de Segurança Pública estão à disposição dos municípios.

O secretário informou que ontem houve ações em Pau dos Ferros e Assú, onde o Sistema de Segurança Pública do Estado trabalhou integradamente com os agentes municipais.

Nessa quarta-feira, 10, também houve operação em Mossoró, onde houve fiscalização e 12 pessoas foram flagradas em um bar, ingerindo bebida alcoólica e não respeitando as distâncias. O proprietário do bar e as 12 pessoas foram levadas à delegacia e foram aplicados os procedimentos. “Essas pessoas, além de serem imputadas a multa a eles por estarem desobedecendo, eles também vão responder pela Justiça por ter feito a prática de um crime, de ter estado em uma aglomeração de pessoas, 12 pessoas lá juntas bebendo, e vamos dizer pondo em risco a vida deles e de outras pessoas”, informou o secretário Francisco Araújo.

De acordo com o secretário, o objetivo da Segurança Pública não é prender pessoas. “Inicialmente, o policial, ele está para orientar. A primeira abordagem é uma orientação, quando o cidadão insiste em desobedecer, aí ele é conduzido à delegacia. A finalidade da operação Pacto pela Vida é justamente a preservação da vida, fazer com que diminua a quantidade de pessoas nas filas dos hospitais”, acrescentou.

Isolamento

Ontem, 10, segundo dados do Inloco de ontem, o RN registrou isolamento social de 41,29%, índice que continua abaixo do indicado pelas autoridades sanitárias.

Compartilhe:

Comments

comments

2 opiniões sobre “Casos confirmados de Covid-19 no RN ultrapassam 13 mil; 496 óbitos com confirmação da doença foram registrados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *