Ativista histórica do movimento trans no Rio Grande do Norte, Jacqueline Brasil passa agora a dar nome ao Centro Municipal de Cidadania LGBT de Natal. A homenagem foi proposta pela vereadora Brisa Bracchi (PT) como projeto de lei, que foi aprovado pela Câmara Municipal de Natal e teve a sanção publicada no Diário Oficial do Município nessa segunda-feira (28).
Fundadora e presidenta da ATREVIDA (Associação das Travestis, Homens e Mulheres Transexuais do RN) e da Casa Brasil, Jacqueline foi referência na militância por mais de duas décadas e faleceu no dia 25 de junho. “Essa é uma homenagem justa e necessária, para que o nome e a luta de Jacqueline permaneçam vivos na memória de nossa cidade e de todo o estado”, disse Brisa Bracchi.
A publicação da lei que institui a homenagem, a Prefeitura de Natal também assegura que afixará uma placa indicativa com a denominação “Centro Municipal de Cidadania LGBT de Natal Jacqueline Brasil”. O Centro LGBT funciona em Lagoa Nova, estando aberto desde 2020.
