Chegou a hora do poder emanar do povo

Hoje o povo brasileiro vai as urnas decidir o futuro do país pelos próximos quatro anos e aqui no nosso Rio Grande do Norte 2.554.727 eleitores irão as urnas definir quem vai governar o Estado, nos representar no Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa.

São 34 cargos em jogo, mas o foco principal é na disputa majoritária. Em se confirmando o que as pesquisas indicam a governadora Fátima Bezerra (PT) quebrará um tabu de 16 anos e se reelegerá no primeiro turno.

Com a gestão marcada pelas dificuldades causadas pela pandemia da covid-19, crises na saúde e pela retomada do equilíbrio fiscal com a consequente colocação dos salários em dia, Fátima cozinhou a campanha em fogo brando mantendo a disputa morna e não permitindo que seus principais adversários conseguissem polarizar com ela.

O senador Styvenson Valentim (PODE) deve ser o segundo mais votado fazendo uma campanha inusitada em que não usou fundo eleitoral e renunciou ao tempo de TV. O desempenho dele humilha o candidato da oposição Fábio Dantas (SD) cuja imagem atrelada ao governo de Robinson Faria era um sinal claro de uma campanha que tinha tudo para fracassar. Para evitar o vexame ele precisou a abraçar o bolsonarismo na reta final.

Se surpreender e ficar em segundo estará no lucro.

A disputa mais emocionante será a do Senado com o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) disputando voto a voto com o ex-ministro Rogério Marinho (PL). O deputado federal Rafael Motta (PSB) corre por fora em uma eleição imprevisível.

Bem diferente da eleição para presidente em que o ex-presidente Lula (PT) deverá ter uma ampla maioria sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) no Rio Grande do Norte.

O que foi escrito aqui é resumo do que as pesquisas mostram, mas a hora da verdade vais ser logo mais às 17h quando a votação finalizar e a apuração iniciar.

Aí sim o poder emanará do povo!

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto