Codevasf explica situação de equipamentos guardados na UFERSA e revela volume de investimentos no RN

Tratores da Codevasf estão guardados na UFERSA até serem encaminhados para Prefeituras e entidades sem fins lucrativos (Foto: cedida)

Em resposta a questionamentos do Blog do Barreto a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) explicou que os equipamentos como tratores e caminhões colocados em um terreno da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) serão doados para entidades públicas como prefeituras ou entidades sem fins lucrativos de interesse social entre as quais associações e cooperativas.

Por meio da assessoria de comunicação a empresa estatal informou que “os entes beneficiários são definidos após procedimentos de análise de habilitação e de aptidão do potencial beneficiário e de avaliação de conveniência socioeconômica das doações. Atualmente a Codevasf tem realizado os processos de recebimento e avaliação dos bens”.

A previsão de investimentos no Rio Grande do Norte é de R$ 48,8 milhões na aquisição de 369 itens, entre máquinas, implementos agrícolas e veículos. “Os bens serão doados no âmbito de projetos de suporte a atividades produtivas e a ações de infraestrutura”, diz a assessoria.

A entidade ainda enviou uma nota de esclarecimento sobre os equipamentos que estão sendo colocados na UFERSA.

Em atenção a referências recentes a equipamentos adquiridos pela Codevasf armazenados no campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) em Mossoró (RN), a Companhia esclarece:

  1. A Codevasf solicitou à UFERSA, neste ano, cessão de uso gratuito de pátio da instituição para armazenamento temporário de máquinas, implementos agrícolas, caminhões e veículos, até que ocorra a doação desses bens a seus beneficiários. A UFERSA, instituição pública federal como a Codevasf, manifestou-se favoravelmente à demanda, com respaldo de parecer da Procuradoria Federal / Advocacia Geral da União, e firmou com a Companhia contrato de cessão não onerosa. A finalidade única do contrato é permitir o armazenamento temporário de bens da Codevasf em área de propriedade da universidade.
  2. A aquisição de máquinas e equipamentos do gênero pela Codevasf ocorre por meio de licitação pública na modalidade Pregão Eletrônico. Essas licitações são realizadas pelo Portal de Compras do Governo Federal (plataforma Comprasnet). Atos associados aos procedimentos licitatórios são publicados no Diário Oficial da União e informações relacionadas ficam à disposição dos interessados no site da Codevasf e no referido Portal.

Atenciosamente,

Assessoria de Comunicação | Codevasf

Saiba mais sobre o assunto AQUI

 

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto