Coluna no Agora RN – Guerra contra as mulheres

O Rio Grande do Norte ainda está chocado com as cenas do ex-jogador de basquete Igor Cabral espancando a ex-namorada Júlia Soares. São imagens que geram revolta e comoção. Até quando vamos normalizar a violência contra as mulheres? Até o dia que cultura machista seja realmente enfrentada. Leis duas são importantes, mas não resolvem a raiz do problema.

Thabatta

A vereadora Thabatta Pimental (PSOL) saiu fortalecida do episódio em que foi agredida em Caicó. O gesto só torna ela ainda mais um símbolo de resistência e luta contra o preconceito.

Massacre

Assisti o massacre intelectual de Jones Manoel contra um grupo de 20 conservadores. Parecia aqueles desafios de enxadristas famosos, como Garry Kasparov, jogando contra num sei quantas mil pessoas ao mesmo tempo e vencendo todos. O argumento dos conservadores é sempre raso e baseado em clichês vagabundos. Jones deu um show de conhecimento e expôs a diferença entre quem lê e quem não lê.

“Insider trading”

Um negócio que chama atenção é uma espécie de “insider trading” nas pesquisas do RN. Antes do instituto rodar, o candidato com informação “privilegiada” sai dando entrevista (daquelas em que ele mente sem ser contestado) em tudo que é canto. Depois pipocam pesquisas com ele nos píncaros da glória. É do jogo, mas é do jogo o eleitor saber disso também.

Lógica miliciana

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump usa uma lógica de miliciano para negociar. Se o miliciano ameaça tocar terror na vida do morador da comunidade se ele não aceitar o gás e o gatonet, o estadunidense mete o tarifaço e exige submissão em troca do recuo. Nos dois casos você não negocia, oferta a dignidade para sobreviver.

Lacradores

Você já viu algum deputado do PT ou do PSOL indo encher o saco de manifestantes bolsonaristas? Semana passada, os ridículos Coronel Azevedo e Sargento Gonçalves foram atrás de confusão numa manifestação do MST, em Natal. O bolsonarismo quer tudo, menos pacificar o país!

Incrível!

Álvaro Dias inaugurou o Hospital Municipal de Natal que estava inacabado em 2024 e inacabado está em 2025 para se capitalizar politicamente para eleger Paulinho Freire. Com as contas públicas arrombadas, Paulinho tirou R$ 8 milhões da obra do hospital que só ficaria realmente pronto em 2026, dois anos depois da inauguração de Álvaro. Agora ninguém tem a menor ideia de quando o hospital será entregue. Incrível como isso não virou um escândalo!

 

Lei Magnitsky

A aplicação da Lei Magnitsky mostra mais uma vez que o presidente dos Estados Unidos Donald Trump quer interferir na política interna brasileira. Diferentemente de outros país, no Brasil ele encontrou uma extrema direita acessível aos seus arroubos imperialistas.

Messias Targino

O prefeito Allyson Bezerra (UB) juntou na gestão dele a oposição e situação da cidade de Messias Targino acomodando a ex-prefeita Shirley Targino na Secretaria de Desenvolvimento Social e o candidato derrotado nas duas últimas eleições, David Jales, no cargo de diretor executivo iluminação pública e zeladoria na Secretaria Municipal de Serviços Urbanos.