Com número crescente de internações, RN tem baixo índice de pessoas isoladas

Mapa aponta percentual de pessoas isoladas no sábado, 9, e domingo, 10, no RN (Imagem: Reprodução/Inloco)

O índice de isolamento social no Rio Grande do Norte ficou em 43% no domingo passado, 10, segundo dados disponibilizados pelo Inloco. No sábado, 9, véspera do Dia das Mães, o percentual foi de 39,6%.

Os baixos índices se apresentam mesmo com os alertas feitos pela Secretaria da Saúde Pública do Estado (SESAP RN) e com o crescente número de internações que vêm sendo registradas. Para se ter uma ideia, no sábado, 285 pessoas estavam internadas com sintomas do Covid-19, ontem o número apresentado pelo boletim da Sesap foi de 288.

Quando se observa a situação por municípios potiguares, no sábado, 9, Mossoró, apresentou taxa de 40,81% de pessoas isoladas, inferior à capital do Estado que teve índice de 42,58%. No município de Encanto, que tem uma população estimada em 5.638, onde duas pessoas perderam a vida por causa da doença, o isolamento ficou em 43,84%. A observação por municípios se refere à data dos dados mais recentes disponibilizados pelo Inloco ao Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN).

 

Ainda com base no Inloco, a taxa de isolamento no RN ontem foi inferior, inclusive, ao índice de isolamento social no Brasil, que foi de 47% e já estava aquém do percentual defendido por autoridades em saúde como a meta para conter a propagação do novo coronavírus, que é de 70%.

Na verificação por estados, nenhuma das 27 unidades federativas chegou aos 70%. O estado potiguar ficou na 23ª posição. Apenas o Mato Grosso do Sul (41,89%), Mato Grosso (41,87%), Roraima (41,79%) e Goiás (40,08%), apresentaram percentuais menores.

Dados de isolamento social em todos os estados do Brasil referentes ao dia 10 de maio (Imagem – Reprodução Inloco)

O estado que alcançou maior índice de isolamento social foi o Pará, com 54,95%, segundo o Inloco. Mesmo com as medidas restritivas impostas pelo lockdown (bloqueio total), que começou a valer em alguns municípios do Pará na quinta-feira, 7, o Estado ainda ficou distante dos 70%.

A segunda unidade federativa com maior índice de isolamento foi o Amapá, também na região Norte do Brasil, com taxa de 53,85% .

Na sequência, o vizinho potiguar, Ceará, cuja capital entrou em lockdown na sexta-feira passada, 8, teve índice de 53,60%.

O Amazonas, onde as imagens de sepultamentos nas chamadas ‘trincheiras’ causaram choque e o número de óbitos confirmados por Covid-19 chegou a 1.004, conforme dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas FVS-AM) teve índice de 50,03%.

Outros estados que vivem situações críticas com relação ao sistema de saúde tiveram percentual de isolamento inferior aos 50%. É o caso do Maranhão, onde também houve decreto de locdown para alguns municípios e que apresentou índice de 49,76%.

E em São Paulo, o estado com maior número de óbitos do País, a taxa de isolamento foi de 47,15%.

Nota: As informações sobre isolamento são baseadas em dados fornecidos pelo Inloco, visualizados na manhã de 11 de maio. Divergências podem ocorrer ao longo dos dias conforme atualização dos dados pela plataforma.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto