Enquanto os brasileiros reivindicam o fim da escala 6×1 e uma jornada de trabalho que se distancie do status de uma escravidão moderna, o comércio de Mossoró vai na contramão dessa tendência com direito a um soco na cara da história do município.
Neste final de semana com toda pompa e circunstância, o presidente do Sindvarejo Michelson Frota se deu ao trabalho de postar um vídeo celebrando que o comércio abrirá no dia 30 de setembro, data que é feriado em Mossoró em comemoração ao pioneirismo mossoroense na libertação dos escravos em 1883.
No feriado do fim da escravidão os trabalhadores vão para labuta sem direito a hora extra dobrada como estabelece a legislação.
Michelson celebra o acordo coletivo com o Secom em que os trabalhadores puderam folgar na terça-feira de carnaval, data que o comércio de rua tradicionalmente não abre em praticamente nenhuma cidade do país, em troca de trabalhar sem usufruir do direito a hora extra no feriado da abolição da escravidão.
Michelson nem disfarça sobre quem venceu essa parada: “quem ganha é você empresário”.
O vídeo provocou revolta e escancarou as mazelas da reforma trabalhista que enfraqueceu os sindicatos laborais na hora de negociar e expõe o quanto os empresários não dão qualquer importância ao significado das datas comemorativas.