A pesquisa FIERN/Certus trouxe a curva de crescimento das candidaturas ao Governo do Estado. O que pode se perceber nos gráficos? O blog explica a seguir.
De abril para cá, a líder nas pesquisas Fátima Bezerra (PT) apresentou constância na curva de crescimento sem oscilar para baixo. Ela ganhou 11 pontos ercentuais em três meses. Cresceu lentamente, mas sempre subindo.
O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves (PDT) manteve-se estagnado oscilando dentro da margem de erro, mas na pesquisa de hoje mostrou um crescimento vertiginoso. Provavelmente seja fruto do horário eleitoral e da ação de parceiros políticos no interior do Estado. Ele abocanhou a maior parte dos indecisos num comparativo com a pesquisa de agosto.
Já o governador Robinson Faria (PSD) mostrou crescimento constante também tendo curva positiva, mas ainda de forma muito lenta.
Veja o gráfico
A pesquisa FIERN/Certus ouviu 1.410 eleitores entre os dias 14 a 17 de setembro em 8 regiões do RN. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos com intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral com sob os protocolos BR-04034/2018 e RN-07782/2018.