O Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde (MS) divulgaram, nesta segunda-feira, 19 de janeiro, a análise dos resultados do Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) 2025. O Enamed é a modalidade do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) para os cursos de medicina e permite o aproveitamento de seus resultados nos processos seletivos de programas de residência médica.
No Rio Grande do Norte foram avaliadas cinco instituições. Os cursos de Medicina da UFRN, nos campi de Natal e Caicó, obtiveram conceito máximo: nota 5, conceito máximo. Os cursos de Medicina da UERN, da Ufersa e da UNP receberam conceito 4, posição considerada muito boa e também destacada nacionalmente entre as graduações avaliadas. O curso da Facene ficou com conceito 2, considerado insatisfatório. Isso significa que a faculdade poderá ser alvo de medidas de supervisão e sanções previstas pelo MEC, como restrições no financiamento estudantil e suspensão de vagas, caso não justifique a situação.
Como foi o Enade/Enamed nacionalmente
Dos 351 cursos de Medicina avaliados em todo o Brasil:
- 49 cursos atingiram nota 5 (excelente)
- 114 cursos ficaram com nota 4
- 80 cursos tiveram nota 3
- 83 cursos receberam nota 2
- 24 cursos tiveram nota 1 (a pior avaliação)
Aproximadamente 30% dos cursos de Medicina no país ficaram com notas 1 ou 2, considerados insatisfatórios e sujeitos a ações de supervisão pelo MEC