Conheça o potiguar que participou da entrega da faixa presidencial a Lula

Ivan Baron foi um dos representante dos povo a entregar a faixa Lula (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Agora RN

Ivan Baron tem apenas 24 anos, mas já entrou para a história do Brasil. O jovem potiguar participou, no último domingo 1º, da cerimônia de posse do 39º presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva (PT). Na rampa do Palácio do Planalto, o influenciador do Rio Grande do Norte, ao lado de outros sete representantes da sociedade, entregou a faixa presidencial em um gesto simbólico do novo governo.

Nas redes sociais, após a cerimônia, Ivan disse estar emocionado: “viva a democracia”, escreveu ele. O jovem se tornou em uma referência na luta anticapacitista, sendo um dos embaixadores da causa da inclusão social de pessoas com deficiência. Durante a campanha eleitoral, Ivan discursou durante um evento com artistas e influenciadores digitais em São Paulo. Na ocasião, ele foi aplaudido de pé por Lula ao falar sobre a importância do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na pandemia, Ivan começou a publicar vídeos no TikTok sobre a vivência PcD e ganhou milhares de seguidores. Na época, em 2020, ele revelou ao AGORA RN: “sempre vi gente famosa em diversas áreas, apoiando várias vertentes, mas raramente encontrava alguém que falasse de conquistas das pessoas com deficiência. Então decidi ocupar essa lacuna criando um conteúdo consistente e informativo, com um lado descontraído”.

O jovem ficou conhecido como o influenciador da inclusão e, através de piadas nada ofensivas, aborda o capacitismo – termo utilizado para descrever a discriminação, opressão e abuso oriundos da noção errônea de que pessoas com deficiência são inferiores às pessoas sem deficiência.

Ivan é um defensor das pessoas com deficiência (Foto: reprodução)

Ainda criança, ele teve meningite viral e por consequência foi diagnosticado com paralisia cerebral. “Iniciei cedo o processo de reabilitação, por isso tenho mais autonomia hoje em dia. Meus pais nunca colocaram limites para a minha vivência e isso foi importante”, contou ele.

“Cada pessoa com deficiência possui sua individualidade. Sabe aquele papo de ‘somos todos iguais’? Precisamos desconstruir essa conversa a partir de agora se queremos realmente uma sociedade inclusiva. Nós não somos iguais e nossas diferenças devem ser valorizadas e respeitadas”, relatou Ivan no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, em 2020.

Lá atrás, Ivan também contou que desejava dar continuidade ao projeto de vídeos com conteúdo anticapacitista para alcançar mais pessoas na internet e fora dela. “Quero mudar os pensamentos errôneos sobre o meu universo com argumentos e assuntos interessantes. Pessoas com deficiência não são coitadas ou especiais e devem ocupar todos os lugares que querem e que merecem”.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto