O Consórcio Nordeste, que reúne governadores e governadoras dos estados do nordeste, publicou nota oficial sobre a política de segurança pública do Governo Federal e o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). Nos próximos dias será realizada uma reunião com a presidência sobre a temática.
Dentre os pontos destacados na nota, o consórcio reforça: “O momento é de união em prol dos interesses da Esperamos que essa reunião seja um marco para fortalecer a sinergia, o respeito à autonomia dos estados e a cooperação entre os entes federados, rumo a uma segurança pública robusta e eficiente para todos”.
Confira a nota na íntegra
NOTA OFICIAL
- A reunião convocada pelo Presidente da República com os governadores e governadoras para debater o tema da segurança pública nacionalmente com a apresentação de uma proposta para o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), iniciativa extremamente oportuna e necessária.
- Esse encontro reforça o compromisso do governo federal em buscar soluções integradas para a segurança pública, um tema que exige urgência e coordenação diante dos complexos desafios que enfrentamos, incluindo o avanço do crime organizado e das facções.
- No Consórcio Nordeste, vimos tratando dessa pauta por meio da Câmara Temática de Segurança, evidenciando nossa dedicação a um enfrentamento estruturado.
- Integrar o SUSP à Constituição e promover uma atuação conjunta entre forças de segurança estaduais, regionais e federais são passos essenciais para uma resposta Junto a isso, é urgente a melhoria do financiamento das políticas de segurança pública, reforçando o investimento em tecnologias, equipamentos e qualificação e o compartilhamento de estratégias de inteligência policial.
- O momento é de união em prol dos interesses da Esperamos que essa reunião seja um marco para fortalecer a sinergia, o respeito à autonomia dos estados e a cooperação entre os entes federados, rumo a uma segurança pública robusta e eficiente para todos.
- A partir desse debate liderado pelo presidente Lula, assumimos o compromisso de enviar nos próximos dias ao governo federal propostas para articulação e efetivação de um Pacto Nacional pela Segurança Pública