Os potiguares conseguiram reduzir 65,3% das dívidas por meio de quitação ou renegociação ao longo de 2023. É o que aponta levantamento realizado pelo Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian.
O indicador é um pouco abaixo da média do Nordeste que foi de 66,6% e põe o Estado na antepenúltima posição da região, mas bem próximo da campeã de recuperação de crédito: a Paraíba que teve 69,7%.
Por outro lado, o Rio Grande do Norte ficou um pouco acima da média nacional que foi de 64,1% tendo o Rio Grande do Sul como o Estado com maior índice de regularização de dívidas com 70%.
As medidas adotadas pelo Governo Federal contribuíram para que os brasileiros reduzissem o nível de endividamento. “A diminuição das taxas de juros e da inflação contribuiu para uma maior regularização das dívidas em atraso por parte dos consumidores, resultando em uma maior estabilidade nos índices de inadimplência. O programa Desenrola do Governo Federal também incentivou os cidadãos brasileiros a regularizarem suas pendências financeiras”, avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Na visão por setores, em 2023, as dívidas mais regularizadas pelos consumidores foram com “Bancos/Cartões” (74,6%). Para Rabi, a intenção dos consumidores com essa priorização é a de voltar a ter a confiança dos credores. Em sequência, estavam as “Utilities” (63,9%), que são contas básicas e incluem contas de água, luz e gás. Veja as informações na íntegra a seguir:
A Serasa é parceira do programa Desenrola Brasil.