Debates, sabatinas e entrevistas são fundamentais no período eleitoral. É uma forma que a imprensa livre encontrou de mostrar ao eleitor as propostas dos candidatos, serviços prestados e ideias fora dos ambientes controlados pelo marketing político. A participação dos candidatos nesses programas jornalísticos contribui para que o eleitor conheça melhor os postulantes e faça sua escolha.
Mas parece que esse não é o entendimento da campanha do candidato a Prefeito de Patu, Ednardo Moura (MDB). A campanha, coordenada pelo atual Prefeito Rivelino Câmara (MDB), tem vetado sistematicamente a participação de Ednardo em entrevistas e sabatinas.
Em agosto, ainda no período da pré-campanha, após ter aceitado o convite do E-Pessoal, um podcast de grande audiência da TCM (TV Cabo Mossoró), a assessoria de Ednardo cancelou a participação do então pré-candidato no dia da realização do programa.
Já nesta segunda-feira, 09 de setembro, em plena campanha eleitoral, a coordenação vetou a participação de Ednardo Moura em uma sabatina no programa “Conversa Ampla” da TeleCab 10. Na ocasião, o jornalista Tuca Viegas sabatinou o candidato a Prefeito de Patu Bruno de Carrapicho (PP) e de Tibau, Nazareno de Sousa (Cidadania).
Patu vive uma situação difícil, principalmente na questão fiscal. O endividamento da cidade tem colocado a gestão Rivelino Câmara contra a parede e provocado atrasos de salários do funcionalismo municipal, caos na saúde e obras paralisadas.
Talvez o desconforto em lidar com essa realidade seja o motivo pelo qual a campanha de Ednardo, que é apoiado por Rivelino Câmara, tenha impedido que o médico participe das entrevistas e sabatinas promovidas pela imprensa.