O prefeito do Natal Álvaro Dias (Republicanos) tornou público o que era dado como certo nos bastidores: está em crise com o senador Rogério Marinho (PL). O motivo alegado é a quebra de compromisso por parte do bolsonarista.
Em entrevista ao Falei Podcast, da jornalista Thaísa Galvão, Álvaro contou que antes de sair do Ministério do Desenvolvimento Regional Marinho cancelou convênios com a Prefeitura do Natal gerando prejuízos na ordem de R$ 40 milhões ao município.
“Eu não nasci hoje, [os contratos] foram cancelados porque ele [Rogério] falou com o sucessor dele, que ficou lá e autorizou ou pediu para cancelar. Mas tudo bem. Eu não estou rompido com Rogério, eu apenas não tenho o mesmo relacionamento que eu tinha com ele e fiquei muito decepcionado com essa atitude que ele tomou de, depois de eleito, pedir ou conversar com o sucessor dele no ministério e mandar cancelar mais de R$ 40 milhões que viriam para Natal”*, explicou.
Um dos pontos apontados como chave para a crise foi a exoneração da filha de Rogério, Ana Beatriz Simonetti Marinho, do cargo de chefe de assessoria de gestão estratégica do turismo. No entanto, Dias minimizou alegando que a saída dela se deu por motivos de saúde.
O segundo capítulo do bate-boca público ocorreu em reportagem do Jornal Diário do RN em que Rogério Marinho rebateu as falas de Álvaro Dias desafiando ele a provar o que disse sobre a perda de recursos. “Ele que apresente as publicações em Diário Oficial da União das verbas orçamentárias que foram disponibilizadas e posteriormente anuladas”, desafiou.
Á 98 FM de Natal Álvaro voltou a falar sobre o assunto dizendo que o convênio foi cancelado com endosso de Marinho. “Na época, havia convênio firmado com o Ministério do Desenvolvimento Regional, aprovado pela equipe técnica, com a questão orçamentária e financeira resolvida. E aí, inexplicavelmente, o convênio foi cancelado. Me disseram, e eu acredito, que o Rogério Marinho, que indicou o seu sucessor, indicou ou determinou o cancelamento dos convênios. Para mim, ter recebido essa informação foi uma grande decepção, porque nos empenhamos muito na campanha de Rogério Marinho”*, frisou.
*Aspas extraídas do Jornal Agora RN.