Decisão do STF sobre nomeação de filho de prefeito pode gerar efeitos em Mossoró

“Ao indicar parente em linha reta para desempenhar a mencionada função, a autoridade reclamada, mediante ato administrativo, acabou por desrespeitar o preceito revelado no verbete vinculante nº 13 da Súmula do Supremo”, com essas palavras o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Melo determinou que o prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella (PRB) exonerasse o filho Marcelo Hodge Crivella do cargo de secretário chefe da casa civil.

Impossível não associar a decisão a Mossoró onde os filhos da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) ocupam cargos no primeiro escalão. Kadu Ciarlini é chefe de gabinete. Lorena Ciarlini, cotadíssima para ser candidata a deputada estadual em 2018, comanda o desenvolvimento social.

Os dois casos ferem a Súmula Vinculante número 13 que regulamentou as vedações ao nepotismo. Por anos, se imperou a interpretação de que os governantes poderiam nomear cargos para o primeiro escalão onde se enquadram tanto o filho de Crivella como os de Rosalba.

Mas Marco Aurélio Melo pode estar trazendo uma “nova” interpretação a mesma que o promotor o promotor Fábio Weimar Thé utilizou em 2008 quando tentou barrar as presenças de Gustavo Rosado (chefe de gabinete) e Noguchi Rosado (controlador do município) no primeiro escalão da então prefeita Fafá Rosado.

Compartilhe:

Comments

comments

Uma opinião sobre “Decisão do STF sobre nomeação de filho de prefeito pode gerar efeitos em Mossoró

  • 11 de fevereiro de 2017 em 10:06
    Permalink

    Bom dia a Todos…
    Não vejo Nepotismo quando coloca-se um familiar no cago de 1° escalão.
    Desde que o escolhido tenha capacidade e desenvolver um bom trabalho.

    Temos que nos preocupar se o trabalho está sendo bem desenvolvido e os resultados estão sendo os aguardados. Não deixando de combater a corrupção, que é o “câncer da política.”

    Precisamos de pessoas capacitadas e tenha ciência do dever que têm há cumprir.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *