Denúncia gera movimento de bastidores para derrubar reitora da UFERSA

Ludimilla Oliveira em agenda em Israel (Foto: redes sociais/Ludimilla Oliveira)

No ano de 2022, a reitora da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) Ludimilla Oliveira realizou duas viagens internacionais sem a devida autorização do Conselho Universitário (CONSUNI) em desacordo com o artigo 55 da portaria Nº 204, de 6 de fevereiro de 2020 que delegou aos conselhos universitários a autorização dos reitores para viagens internacionais.

Diz o trecho da portaria:

Art. 55. Fica subdelegada competência aos conselhos superiores das universidades federais ou equivalente das instituições integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para autorizar o afastamento do País de seus respectivos dirigentes máximos.

Segundo o Blog do Barreto apurou, a reitora que tem uma crise de legitimidade por ter sido a terceira colocada nas eleições de 2020, mas ainda assim foi nomeada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), tem dificuldades no relacionamento com o Consuni e optou por uma manobra em que a viagem foi autorizada pelo vice-reitor Roberto Vieira Pordeus (ver AQUI e AQUI).

Assim ela foi ao Paraguai entre os dias 19 de setembro e 22 de setembro de 2022 para encontro na embaixada de Taiwan, capital Assunção. Já em 7 de janeiro deste ano, ela participou de missão internacional a convite do Professor Noemi Tel-Zur da University of the Negev The French Associates Institute for Agriculture and Biotechnology of Dryland. A alegação é de que ela discutiu parcerias através de convênios com a Universidade Bem-Gurion, a Universidade Hebraica de Jerusalém.

Ludimilla ficou em Israel até o dia 15.

No final da semana passada o Consuni solicitou por escrito esclarecimentos sobre a viagem oficial sem a devida autorização dos conselheiros. O pedido também prevê uma auditoria acerca das diárias pagas nas viagens.

O caso pode render desde um processo por improbidade administrativa até um pedido de afastamento que pode chegar ao Ministério da Educação em Brasília. A medida extrema está sendo discutida nos bastidores da oposição.

O Blog do Barreto entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da UFERSA que informou que a reitora dará a resposta no momento oportuno ao Consuni.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto