Deputado cria situação constrangedora para a UERN

Crítico ferrenho da UERN, Nelter quer mudar nome da instituição (Foto: João Gilberto)

Nelter Queroz (MDB) é um deputado estadual que tem uma relação de amor e ódio com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Como sempre acontece com convive com esses sentimentos extremos temos uma dor de cotovelo que vem de longa data desde quando ele quis criar um Núcleo Avançado de Ensino da instituição em Jucurutu, seu berço político, e os cursos de enfermagem e direito em Assu, cidade onde tem importante base eleitoral.

É a velha mania de nossos políticos em propor para coisas sem saber se a comunidade acadêmica está demandando.

Ao ver frustradas suas tentativas, Nelter escolheu ir para cima da UERN com gosto. São inúmeros seus discursos tratando a instituição, que tem quase 90% de seus alunos oriundos de escolas públicas, como um peso para o Governo do Estado.

Sofismando, defende uma inviável federalização, mas na prática ele sempre quer mesmo é questionar o peso positivo da instituição que forma a maioria dos professores do interior do Estado.

Ao propor, sem consultar ninguém da UERN, a mudança do nome da instituição para Raimundo Soares de Souza, Nelter converte a tentativa de homenagem em mero constrangimento institucional.

Diga-se de passagem, Raimundo Soares de Souza merece todas as homenagens possíveis e a condição de prefeito esquecido na memória coletiva mossoroense lhe é injusta. Foi ele quem fundou a UERN que de início era municipal e só foi estadualizada quase duas décadas após sua criação.

É constrangedor para um uerniano ter que dizer ser contra a homenagear seu fundador ainda que o Rio Grande do Norte esteja em falta com Raimundo Soares, mas outros monumentos e prédios públicos podem ser usados para resgatar a memória desse grande prefeito do passado.

Saiba mais sobre essa história AQUI.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto