O deputado estadual Albert Dickson (PROS) apagou a postagem em que anunciava uma live para a noite de em que prometia responder porque é bom pegar covid agora.
Na postagem feita no sábado ele escreveu: “live especial amanhã no Facebook e Instagram. Se fosse para escolher o momento seria esse porque(sic)?”.
O parlamentar recebeu uma saraivada de críticas nas redes sociais por estar usando a condição de médico para propagar o vírus da covid-19.
Inclusive, várias postagens cobraram uma postura mais fiscalizadora do Ministério Público e Conselho Regional de Medicina (CRM) sobre o caso.
Numa delas o vice-presidente estadual do PT, Daniel Valença, que é professor do curso de direito da Ufersa, alertou que Dickson poderia ser flagrado descumprindo o artigo 268 do Código Penal.
E o médico e deputado estadual do RN @albertdickson , convida para live em seu Instagram hoje, 21h, com o tema “Por que é bom pegar Covid agora”. Quem tiver estômago, esteja lá, para lembrar-lhe e ao @MPRN_Oficial que ele pode incorrer em flagrante delito do Art. 268”, frisou.
E o que diz o artigo 268:
Art. 268 – Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:
Pena – detenção, de um mês a um ano, e multa.
Parágrafo único – A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.
Omissão de notificação de doença
O Blog do Barreto visitou os perfis de Albert no Facebok e Instagram agora pela manhã e não há o vídeo da live que ocorreu às 21h, mas também foi apagado (trecho atualizado às 13h51).
Albert já teve 12 vídeos removidos do Youtube por propagar mentiras sobre a pandemia e foi notícia internacional quando foi flagrado prometendo trocar likes por receitas com medicamentos do kit covid, considerado ineficaz pela ciência.