Desprotegida, faixa etária entre 20 e 59 anos ocupa 66% dos leitos de UTI/covid

A vacinação de idosos aliada à nova cepa da covid-19 que passou causar mais gravidade entre os jovens ajudou a modificar completamente o perfil etário das pessoas que ocupam os leitos críticos no Rio Grande do Norte.

Se antes predominavam os idosos, agora dois terços das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) são ocupadas por pessoas na faixa etária de 20 a 59 anos.

Em conversa com o Blog do Barreto o professor do Instituto Envelhecer da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Kenio Lima, explicou que a combinação da vacinação de idosos com a nova cepa da covid-19 que se tornou mais agressiva nas pessoas mais jovens contribuiu para essa mudança. “A vacina sabidamente reduz internações, óbitos e casos sintomáticos e as novas variantes têm se mostrado afetar muito a população mais jovem”, completou.

Fonte: Regula RN

Ele disse que outro fator impactou na mudança do perfil etário da ocupação de leitos críticos: a redução da população idosa causada pela pandemia. “Sem contar que nós temos uma população idosa menor, ou seja, redução das pessoas que estão sob risco, uma vez que muitas foram a óbito pela doença desde o início da pandemia”, comentou.

No fechamento desta matéria (10h24) são 324 leitos críticos ocupados no Estado sendo 66,4% ocupados por não idosos.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto