Dia mundial de conscientização do autismo

 

Vereadores lembram o Dia Mundial da Conscientização do Autismo - CMUVA

Por Thiago Fernando de Queiroz*

 

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 18 de dezembro de 2007. Celebrado anualmente em 2 de abril, essa data foi criada com a finalidade de levar a conscientização ao mundo acerca das especificidades dessa questão.

Para compreender de forma simples o que é o autismo, vale citar o Parágrafo Primero da Lei que é conhecida como “Lei Berenice Piana” (Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012), aonde expõe o seguinte:

  • 1º Para os efeitos desta Lei, é considerada pessoa com transtorno do espectro autista aquela portadora de síndrome clínica caracterizada na forma dos seguintes incisos I ou II:

I – deficiência persistente e clinicamente significativa da comunicação e da interação sociais, manifestada por deficiência marcada de comunicação verbal e não verbal usada para interação social; ausência de reciprocidade social; falência em desenvolver e manter relações apropriadas ao seu nível de desenvolvimento;

II – padrões restritivos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades, manifestados por comportamentos motores ou verbais estereotipados ou por comportamentos sensoriais incomuns; excessiva aderência a rotinas e padrões de comportamento ritualizados; interesses restritos e fixos.

Vale frisar que a pessoa autista é considerada pessoa com deficiência, observamos isso no Parágrafo Segundo do Artigo 1 da Lei Berenice Piana:

  • 2º A pessoa com transtorno do espectro autista é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.

Para abordar a quantidade de pessoas com autismo no Brasil, é importante citar os relatos do artigo de Francisco Paiva Junior (2019) no site da Revista Autismo, onde diz que “o único trabalho brasileiro neste sentido, foi um estudo-piloto, em 2011, no interior de São Paulo, na cidade de Atibaia, que resultou em 1 autista para cada 367 crianças”.

Sendo assim, realizando uma média em análise a população nacional e local, baseando-se nos dados citado, o Brasil de acordo com o IBGE, tem em média 211.335.250 habitantes, e, pode chegar à uma média de 575.845 pessoas com autismo. Como a população de Mossoró/RN tem a estimativa de 297.378 habitantes, existe a probabilidade de haver 810 pessoas com autismo.

Desta forma, é de suam importância que haja políticas públicas que garantam a dignidades dessas pessoas. Em Mossoró, existe uma associação que luta com força e garra pelos direitos das crianças autistas, esta instituição é a Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Mossoró e Região, também conhecida como a AMOR.

A AMOR tinha programado vários eventos para esta semana da conscientização do autismo, mas, mediante a pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19) a instituição modificou os eventos por palestras em suas redes sociais. Demonstrando desenvoltura, a AMOR convidou profissionais gabaritados da saúde e da educação para ministrarem Live’s falando sobre o autismo, sendo muito pertinentes cada informação.

Aproveito aqui o momento para parabenizar todos e todas que fazem parte da AMOR, e, caso queiram conhecer a instituição, deixarei aqui abaixo os links das redes sociais da entidade:

Facebook: https://www.facebook.com/amorassociacaorn/

Instagram: https://www.instagram.com/p/B-f3wrDpHHy/

Whatsapp: (84) 99146-7905

            Se você tiver um filho com autismo e não sabe que medidas tomar, deixarei o link de um artigo escrito por mim, onde venho abordar informações pertinentes sobre o que fazer e como agir:

Meu filho (a) é autista? O que faço agora?

http://blogcarlossantos.com.br/meu-filho-a-e-autista-o-que-faco-agora/

Espero que todas essas informações sejam relevantes para nossa sociedade. Vamos trabalhar para transformar e melhorar o Mundo, e, para isso, não conseguiremos sozinhos, vamos que vamos garantindo a inclusão juntos, pois, acredito piamente que juntos somos mais fortes!!!

Referência

Blog da Saúde – Ministério da Saúde. Dia Mundial de Conscientização do Autismo. 2018. Disponível em: <http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53290-dia-mundial-de-conscientizacao-do-autismo> Acesso em: 03 de abril de 2020.

Carolina Oliveira. Um retrato do autismo no Brasil. 2015. Disponível em: <http://www.usp.br/espacoaberto/?materia=um-retrato-do-autismo-no-brasil> Acesso em: 03 de abril de 2020.

Francisco Paiva Junior. Quantos autistas há no Brasil?. 2019. <https://www.revistaautismo.com.br/nao-categorizado/quantos-autistas-ha-no-brasil/> Acesso em: 03 de abril de 2020.

IBGE – Mossoró. 2019. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/rn/mossoro/panorama> Acesso em: 03 de abril de 2020.

IBGE – População Projeção Brasileira. 2020. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/box_popclock.php> Acesso em: 03 de abril de 2020.

*Pesquisador em Inclusão e nos Direitos das Pessoas com Deficiência.

 

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto