Dinheiro ou cargos, o que é mais importante para um parlamentar?

saco-de-dinheiro

Dinheiro ou cargos, o que é mais importante na política? A resposta não é simples. Depende do contexto. Numa campanha eleitoral o dinheiro é mais importante que os cargos. Mas passado o pleito os parlamentares precisam dos cargos.

Ao longo de quatro o que azeita o mandato são os cargos. E onde eles estão? No governo. É assim que um vereador consegue furar a fila do atendimento em um posto de saúde para um apadrinhado. É assim que a mãe consegue matricular o filho na escola mais próxima de casa graças ao diretor indicado pelo parlamentar.

É essa estrutura que faz o vereador cristalizar os votos para a eleição seguinte. O dinheiro é um plus para a campanha.

É um erro achar que a política só se move pelo dinheiro. A grana é uma peça importante, mas não é tudo.

Por isso, não se admire se apenas com cargos o líder do rosalbismo Carlos Augusto Rosado suplante os planos da oposição de fazer Alex do Frango (PMB) presidente. Mesmo que “Ravengar” perca a eleição de domingo mais a frente ele reverte o quadro. Afinal de contas, os vereadores vão precisar dosa cargos.

Não foi por acaso que Carlos pouco se preocupou com a eleição proporcional. Fazer maioria na Câmara é muito fácil. Nos próximos quatro anos cargos vale mais do que dinheiro.

Simples assim.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto