Direito de resposta – General Girão

Girão se defende de crítica do Blog do Barreto (Foto: Web/autor não identificado)

Após receber notificação extrajudicial com ameaça de ser processado caso não se retratasse por críticas ao deputado federal General Girão (PSL) o Blog do Barreto deu ao líder do bolsonarismo potiguar duas opções: cumprir a ameaça de nos processar ou enviar um direito de resposta. O militar da reserva preferiu a segunda opção então segue o direito de resposta:

A Constituição Federal assegura a todo cidadão o livre exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias.

No último dia 08 de maio, o Blog do Barreto veiculou uma matéria intitulada “General Girão: o deputado que está mais preocupado em dar golpe de estado do que em salvar vidas”. O que se observou foi uma matéria capciosa, com intenção de denegrir a imagem de um cidadão brasileiro que, nos termos do artigo 5º, incisos IV e XVI exerceu o seu direito à manifestação do seu pensamento e de reunião, bem como, ainda no mesmo artigo em seu inciso V e também à luz da Lei n º 13188/2015, em seu art. 2°, vem apresentar, em sede de direito de resposta, alguns esclarecimentos:

Garantindo a liberdade de expressão e seus limites, na forma da Lei vigente, venho utilizar este mesmo espaço para expressar minha desaprovação e descontentamento à imputação feita à minha pessoa. Estou Deputado Federal, eleito pelo Rio Grande do Norte com mais de 81 mil votos. Represento na Câmara dos Deputados aqueles Potiguares que acreditam na democracia e que depositam em nosso projeto de mandato um meio de esperança e de transformação da nação brasileira após anos de pilhagem por ladrões e corruptos, em especial à gestão dos últimos 16 anos que nos antecederam.

Consagro o mandato ao povo Potiguar, sempre primando pela democracia, trazendo para a Legislatura que exerço valores da minha vida militar e política, pautada no fortalecimento e defesa da Constituição e instituições, que repito, jurei defender, se necessário, com o sacrifício da própria vida!

A minha luta em salvar vidas, por exemplo, não precisa vir por meio de discursos vazios e utilizados para culpar os opositores políticos. A minha luta em salvar vidas vem através da ação. Prova disso é que, desde o início do meu mandato como Deputado Federal em 2019, já destinei mais de R$ 30 milhões para a saúde do Rio Grande do Norte, sendo mais da metade deste montante para ações de enfrentamento à pandemia do Covid-19 em diversos municípios do Estado.

No dia 1º de maio, o cidadão Eliéser Girão Monteiro Filho, ombreado a outros cidadãos patriotas, foram, de maneira ordeira e pacífica externar a insatisfação com as medidas determinadas pelo governo estadual que ferem, sobremaneira, os princípios constitucionais garantidos pela Constituição Federal de 1988, como o direito de ir e vir, educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, dentre outros que estão sendo tolhidos de  milhares de potiguares.

Por sua vez, o Deputado General Girão, legítimo representante dos Potiguares no Congresso Nacional também se fez presente! Ouvindo os anseios da população, dando voz àqueles esquecidos pela atual gestão tão somente por não ostentar a bandeira vermelha, que até hoje com essa narrativa de “gópi” não aceita a decisão do Congresso Nacional que destituiu do governo uma gestão que cometeu crimes de responsabilidade.

Falar que, ao exercer meu e nosso direito constitucional de livre manifestação do pensamento e reunião é Golpe beira, para ser eufêmico, má-fé! Trata-se de uma clara tentativa de fomentar uma narrativa fantasiosa, visando, sim, desestabilizar o Estado democrático de direito com calúnias, visto que qualquer ato que atente à essa ordem democrática é crime de acordo com a Lei de Segurança Nacional, sendo, inclusive, passível de sanções judiciais na esfera criminal.

Não há que se falar em golpe de minha parte, tampouco dos 25 milhões de Brasileiros que saíram às ruas no dia 1º de maio de 2021. O verdadeiro golpe é promovido por aqueles que ainda não entenderam e não aceitam o resultado das urnas, que se utilizam de ferramentas de um sistema corrupto e falido a fim de implantar o seu conceito de democracia à moda venezuelana, se valendo de medidas restritivas ditatoriais e aclamadas por uma parcela da imprensa.

Isso sim é uma clara afronta ao Estado democrático de direito. Desinformar com calúnias a fim de atacar a honra de um cidadão, em pleno gozo de seu mandato, eleito por vias democráticas é um escárnio. Sendo assim, defendo a democracia do meu país e os direitos constitucionais por ela assegurados! Por fim, não há da minha parte nenhuma tentativa de intimidação; e sim, de fazer a lei ser cumprida. Se ela me garante o direito de resposta, aqui estou usufruindo deste direito garantido pela nossa Constituição Federal.

General Girão

Deputado Federal PSL-RN

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto