O Centro Industrial Avançado (CIA), localizado no município de Macaiba, está com 98,78% de ocupação, consolidando-se como um polo de referência para o setor produtivo potiguar.
Em 2025, as empresas localizadas no distrito geraram mais de 2.200 empregos diretos, aos quais se somam 2.700 empregos indiretos, totalizando aproximadamente 4.900 postos de trabalho.
Este resultado é fruto direto do Programa de Áreas Industriais, iniciativa do Governo do Estado que promove a cessão de lotes para empresas que buscam instalar ou expandir suas operações no Rio Grande do Norte, gerando emprego e renda para a população.
A ocupação quase integral do distrito reflete a confiança do empresariado no estado. O ecossistema industrial de Macaíba, onde está localizado o distrito industrial do estado, destaca-se pela sua pluralidade, abrangendo 20 diferentes segmentos, com protagonismo para:
Alimentício
Construção Civil
Indústria Química
Fabricação de Móveis
“A indústria potiguar vive um momento de transição e amadurecimento. Essa diversidade econômica garante maior resiliência e segurança para o crescimento do estado”, afirma Hugo Fonseca, Secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico.
Diante da ocupação máxima de áreas em Macaíba, o Governo do Estado já trabalha ativamente na ampliação de distritos industriais em outras regiões estratégicas. O objetivo é descentralizar o desenvolvimento e levar novas oportunidades para o interior.
Áreas em fase de tratativas para novos distritos:
Município | Perfil Estratégico:
São Gonçalo do Amarante com Logística e proximidade aeroportuária, Macaíba (Expansão) com consolidação do polo existente, Nísia Floresta com vetor de crescimento ao sul da capital e Mossoró com força energética e regional.
O foco da atual gestão é movimentar as economias regionais, aumentando a oferta de postos de trabalho e diversificando a matriz econômica do RN. Com o fortalecimento da política de distritos industriais, o Rio Grande do Norte reafirma seu papel como um destino seguro e promissor para o investimento industrial.
