Dorgival Dantas é escolhido Doutor Honoris Causa pela UERN

Dorgival Dantas receberá homenagem da UERN (Foto: divulgação)

O Conselho Universitário da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Consuni/Uern), presidido pela reitora Cicília Maia, aprovou nesta terça-feira, 9, as indicações de títulos honoríficos e mérito administrativo que serão outorgados pela Universidade neste ano. A reunião ocorreu de forma virtual, com transmissão pelo canal do YouTube Uern Oficial.

Na ocasião, foram escolhidos os títulos de Doutor Honoris Causa, Professor Honoris Causa, Professor Emérito e do Diploma de Mérito Administrativo. As homenagens serão concedidas na tradicional Assembleia Universitária, em 28 de setembro, que celebra o aniversário de 56 anos da Uern.

O tema escolhido para as homenagens alusivas ao aniversário de 56 anos da Uern é “Saber que Acolhe”, que representa a ideia de uma Universidade plural, inclusiva e transformadora.

A reitoria Cicília Maia parabenizou os homenageados indicados aos títulos honoríficos. “É com grande alegria e orgulho que celebramos a trajetória e os feitos dos homenageados e homenageadas. Todos que foram indicados merecem o nosso reconhecimento”, declarou.

Durante a Assembleia Universitária, também será entregue a Medalha da Abolição de 2024. Como homenageados foram escolhidos,  Irmã Zelândia (do Colégio Sagrado Coração de Maria), de Laplace Rosado Coelho, in memoriam, (ex-presidente da Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte – FURRN e ex-reitor da Uern), e de Pedro Fernandes Ribeiro Neto, ex-reitor da Uern.

Os membros do Consuni acolheram os pareceres das câmaras que indicaram os seguintes nomes para concessão das homenagens:

Doutor Honoris Causa

O título de Doutor Honoris Causa será concedido ao músico Dorgival Dantas. Nascido em 1971, no município potiguar de Olho D’água do Borges, Dorgival Dantas é, atualmente, um dos principais expoentes da cultura nordestina e do tradicional forró brasileiro – ao lado de nomes como Flávio José, Chambinho do Acordeon, Mestrinho, entre outros.

O compositor, poeta e músico potiguar coloca o Rio Grande do Norte em relevância pela qualidade do seu trabalho e pela referência que, ao longo do tempo, tem se tornado para uma nova geração de músicos.

Intérprete, compositor, arranjador, produtor musical, sanfoneiro, o legado de Dorgival Dantas vai além do deixado pela música.

Em abril de 2024, Dorgival foi nomeado embaixador do turismo potiguar, em reconhecimento pelo seu papel de promover a cultura e as belezas naturais do estado.

Professor Honoris Causa

Já o título de Professor Honoris Causa foi para Luiz Katu. Esta é a primeira vez que a Uern irá homenagear com um título honorífico uma personalidade indígena. Luiz Katu possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2003). Atualmente é professor da Escola Municipal Indígena João Lino da Silva e Escola Municipal Indígena Alfredo Lima na aldeia Katu nos Municípios de Goianinha/Canguaretama. Luiz Katu é uma liderança indígena potiguar de forte atuação, e encabeçou a luta pela implantação de uma escola indígena na comunidade de Canguaretama.

A Escola Municipal João Lino da Silva, localizada em Canguaretama, tornou-se a primeira escola indígena do Rio Grande do Norte, tendo Luiz como o primeiro diretor da instituição, além de ser professor de etno-história. Reconhecida pelo Ministério da Educação e pelas secretarias municipal e estadual de educação, a escola tornou-se referência estadual no debate sobre implantação de escolas indígenas em outros territórios. Na Uern, por exemplo, o cacique Luiz Katu tem atuado em forte parceria com o Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) e com a Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DIAAD).

Diploma do Mérito Administrativo

O Diploma de Mérito Administrativo foi para a servidora Myrths Flávia Vidal da Costa Wanderley. Natural de Marcelino Vieira, ela iniciou sua jornada na Uern em 1987, quando ingressou como aluna de graduação no curso de Ciências/Matemática, graduando-se em 1993. Cinco anos depois, retornou à Uern como servidor, não mais deixando a instituição desde então, completando mais de 25 anos de serviços prestados a Universidade.

Myrths Flávia Vidal desempenhou funções como secretária da Pró-Reitoria de Administração (Proad), cerimonialista em eventos institucionais; secretária da vice-reitoria e da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD); e secretária da Assessoria de Avaliação Institucional (AAI).

Sua competência e comprometimento não passaram despercebidos, e em 2013 foi convidada para ser secretária dos Conselhos Superiores, posição que ocupa até os dias atuais.

Professora Emérita

Para o título de Professor Emérito, a escolhida foi a professora Marlucia Barros Lopes Cabral. Graduada em Pedagogia pela Uern, e doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN),atualmente é professora aposentada da Uern. Atuou no Curso de Graduação em Letras Língua Portuguesa; e no Curso de Pedagogia, no PROFORMAÇÃO, no PARFOR, no PROFLETRAS e em cursos de Especializações. Foi chefe do Departamento de Letras, a época Língua Portuguesa e Língua Inglesa (2007-2011) e Diretora do CAA/UERN, por dois mandatos consecutivos (2014-2021).

Mesmo após sua aposentadoria, permanece membro do grupo de pesquisa PRADILE (Uern) e docente do Profletras, unidade de Assú. Também continua membro do Conselho Administrativo da Association Francophone Internationale de Recherche Scientifique en Education e membro do comitê científico da Associação Francofone Internacional de Pesquisa Científica em Educação – AFIRSE – secção brasileira.

Marca comemorativa

Durante o Consuni, foi apresentada a marca comemorativa do aniversário de 56 anos da Uern, que tem como tema “Saber que Acolhe”. A identidade visual foi apresentada pela publicitária Priscila Kruger.

A arte é inspirada no Juazeiro, que assim como Uern representa resiliência, sabedoria e acolhimento. Assim como a árvore resistente no semiárido, que precisa de pouca água para encantar o sertão nordestino, basta uma única gota de Uern para transformar vidas em toda a região.

A Uern é ensino, pesquisa, extensão, acolhimento, diversidade e inclusão. Com caráter multicampi, a Universidade nasceu no interior do Rio Grande do Norte, está presente em seis cidades – Assú, Caicó, Mossoró, Natal, Patu e Pau dos Ferros – e já formou mais de 55 mil profissionais ao longo de sua jornada.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto