Educação pode entrar em greve caso Governo decida retomar aulas presenciais sem imunização total

Sinte afirma que só voltará às aulas presenciais com imunização completa (Imagem meramente ilustrativa)

A Direção do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) participou de reunião na manhã de hoje (06) com o Secretário de Educação Getúlio Marques para discutir a proposta de retorno às aulas presenciais, apresentada pelo Governo.

De acordo com o Sinte, o Secretário apontou a necessidade do retorno às aulas presenciais, uma vez que existe uma cobrança por parte do Ministério Público para que isso seja realizado o mais breve possível.  O Governo apresentou a proposta de um retorno gradual, com uma semana de acolhimento aos estudantes e trabalhadores da educação, a partir do dia 19 desse mês e a retomada das atividades no dia 26.

Para o sindicato só é possível o retorno das atividades quando todos os trabalhadores e trabalhadoras da educação estiverem completamente imunizados. O Coordenador-Geral do Sinte, Rômulo Arnauld,  destacou que qualquer tentativa de forçar os docentes à retornar às atividades antes da imunização levará a categoria a uma greve.

“Não existe meia imunização ou estamos protegidos da doença por completo ou estamos expostos. Desde o início da pandemia a categoria tem sido enfática em dizer que só retorna às salas de aula com segurança e não tem sentido agora que já estamos próximos de tomar a segunda dose nos expormos desnecessariamente. O sindicato reafirma a posição q já manifestou e que é referendar pela categoria. Certamente vamos fazer uma greve em defesa da vida. Continuaremos trabalhando de forma remota” afirmou Rômulo.

O sindicalista ainda afirmou que existe uma portaria da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), publicada no dia 15 de maio que regulamente o retorno dos servidores a partir do processo total de imunização. “Isso não pode ser simplesmente descartado agora”, comentou o dirigente do Sinte.

“Estamos trabalhando. E muito!” afirma Rômulo Arnauld

Rômulo Arnauld destacou que na proposta apresentada pelo Governo há interesse no retorno das aulas experimentando um formato híbrido, com parte dos alunos na sala de aula e outra parte em casa. Ele questionou o modelo.

“É nítido que não temos estrutura nas escolas estaduais para garantir aulas presenciais e virtuais ao mesmo tempo. Precisaríamos de mecanismos de tecnologia que nossas escolas infelizmente não dispõem. Muitas vezes falta o básico, imagina agora adaptar as  escolas para garantir um sistema híbrido”, lembrou o sindicalista.

Ele também ressaltou que os professores e professoras da educação estadual não paralisaram suas atividades durante a pandemia e seguem trabalhando em caráter remoto. O dirigente é enfático em afirmar que assim que houver total imunização da categoria há interesse e disposição em retornar imediatamente às salas de aula.

“Diferente do que algumas pessoas tentam propagar, não deixamos de trabalhar nenhum dia sequer durante essa pandemia. Estamos trabalhando, e muito! Neste momento tao difícil, enfrentamos o desafio de adaptar nossas casas e nossas vidas à realidade do ensino remoto. Temos total tranquilidade para afirmar que assim que houver vacina no braço de todos os trabalhadores da educação, voltaremos às salas de aula”, concluiu.

Governo reafirma que aulas presenciais na Rede Estadual deverão retornar dia 19 de Julho 

O Blog do Barreto procurou a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação para ouvir a avaliação da pasta sobre a reunião com o sindicato e confirmar as datas apresentadas pelo Sinte. Por meio de nota, a secretaria confirmou que o retorno das aulas presenciais na rede básica estadual terá início no dia 19 de Junho e que a decisão está embasada nos protocolos construídos junto ao Comitê Científico da Sesap. Confira a nota na íntegra 

“No final da manhã de hoje (6), gestores da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer estiveram reunidos com os dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do RN. Durante a reunião virtual foi a apresenta a data do início do retorno, gradual e facultativo, das atividades presenciais na rede estadual: 19 de julho.

O sindicato apresentou sua posição a respeito do tema, condicionando o retorno a imunização completa dos professores. A pasta respeita a posição da organização e destaca que, conforme documentos e protocolos sanitários constituídos junto ao comitê científico da Secretaria de Estado de Saúde Pública (SESAP), a retomada das aulas presenciais está condicionada a melhoria no índice de transmissibilidade da doença e recuo da ocupação de leitos de tratamento intensivo, que ocorre neste momento no RN.

Governo e sindicato devem ter novas reuniões, ao longo dos próximos dias, para repercutir o tema.”

 

 

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto