Em crise com agentes de trânsito, Allyson tenta jogar sociedade contra categoria

Agentes querem manter escala de trabalho (Foto: Secom/PMM)

O prefeito Allyson Bezerra (SD) comprou uma briga desnecessária com os agentes de trânsito de Mossoró. Sem diálogo e alegando cumprir uma lei, sua gestão alterou a escala de trabalho da categoria.

Se antes os agentes trabalhavam 24 horas para folgar cinco dias, agora eles trabalham 12 horas e folgam dois dias. Segundo apuramos em termos de carga horária não há prejuízo para os agentes, mas eles preferiam o outro sistema.

Independentemente de ter uma lei orientando a escolha do prefeito seria interessante a aposta no diálogo. Isso não aconteceu até agora. O sucesso de uma gestão se faz pela construção de pontes.

O prefeito escolheu o confronto e abriu as portas para uma crise evitável.

Os agentes estão insatisfeitos e o prefeito jogou mais lenha na fogueira ao propagar através de seus aliados que os agentes vão multar a torto e a direito para retaliá-lo.

Não é isso.

A mudança de escala deixará mais agentes nas ruas durante o dia quando se circula mais carros e motos. Com isso mais infrações serão flagradas e mais multas geradas.

É uma relação de causa e efeito.

O prefeito sabe disso, mas não quer o desgaste de ser acusado de investir na “indústria da multa”. Como a consequência é inevitável joga com a narrativa da retaliação dos agentes.

O caminho é o diálogo.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto