Enchentes em Mossoró e a culpa de cada um

Mossoró sofre com enchentes há décadas (Foto: cedida)

Nas redes sociais o clima de campanha toma conta a cada dia com claros sinais de uma polarização que está para surgir (assunto que carece ainda mais base fática para merecer uma análise) no pleito deste ano em nível local.

As enchentes do sábado expuseram claramente as vísceras da falta de investimentos em drenagem dos últimos anos em Mossoró. Os defensores da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) culpam a falta de educação da população no descarte do lixo.

Concordo que parte do problema passa pela questão dos resíduos sólidos que entopem bueiros. Também acho compreensível justificar que esse tipo de problema acontece em outras cidades mais ricas e desenvolvidas.

É necessário um estudo de caráter científico para mensurar o peso de cada situação neste problema que tende a piorar com as chuvas previstas para os meses de março e abril.

Mas é inegável que as últimas gestões não fizeram o investimento necessário em obras de drenagem. Também falta planejamento urbano para retirar as pessoas que moram no “beiço do rio” dando-lhes moradia digna por meio de programas habitacionais.

São vários pontos que precisam ser levados em consideração. Ponderar é fundamental para discutir o problema. Não vai ser no tribunal das redes sociais que vamos ter o veredicto sobre de quem é a culpa, mas através da ciência e do planejamento que vai se encontrar a solução.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto