Entidade nacional lamenta assassinato de advogada potiguar em pleno exercício da profissão

Brenda dos Santos Oliveira foi assassinada (Foto: reprodução)

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) divulgou nota nesta quarta-feira (31/1) manifestando consternação e repúdio ao assassinato da advogada Brenda dos Santos Oliveira, ocorrido na última terça-feira (30/1), em Santo Antônio, no Estado do Rio Grande do Norte. “Para além de uma tragédia humana, a morte da advogada, vitimada no exercício de sua profissão e em razão dela, atinge não só a advocacia, instrumento de garantias e liberdades, mas toda a sociedade e os pilares do Estado Democrático de Direito”, afirma a nota.

Assinado pelo presidente nacional do IAB, Sydney Limeira Sanches, e pelo representante do IAB no Rio Grande do Norte, Olavo Hamilton, o texto acrescenta que “o crime alcança contornos covardes e misóginos, ao ser cometido contra uma mulher advogada”. O IAB acompanhará todos os trâmites da investigação e da ação penal, até a responsabilização dos autores do crime, além de estudar e propor medidas de segurança adequadas ao resguardo do exercício da advocacia no Rio Grande do Norte.

Segundo o IAB, “toda forma de violência contra a advocacia é uma afronta aos direitos fundamentais e ao pleno exercício da cidadania”. Brenda dos Santos Oliveira, de 26 anos, e seu cliente Janielson Nunes de Lima, de 25, foram mortos a tiros, na tarde de terça-feira, quando saíam da delegacia de Santo Antônio. Janielson era investigado pelo homicídio de um vaqueiro e havia prestado depoimento na unidade policial.

Leia a nota na íntegra:

Nota do IAB de consternação e repúdio ao homicídio da advogada Brenda dos Santos Oliveira

O Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), consternado com o homicídio cometido contra a advogada Brenda dos Santos de Oliveira, manifesta sua mais irrestrita solidariedade à família da jovem e a toda a advocacia potiguar, bem como repudia com veemência a violência cometida.

Para além de uma tragédia humana, a morte da advogada, vitimada no exercício de sua profissão e em razão dela, atinge não só a advocacia, instrumento de garantias e liberdades, mas toda a sociedade e os pilares do Estado Democrático de Direito. Ademais, o crime alcança contornos covardes e misóginos, ao ser cometido contra uma mulher advogada.

Visando a garantir o rápido e efetivo deslinde do caso, o Instituto dos Advogados Brasileiros acompanhará todos os trâmites da investigação e da ação penal, até a responsabilização dos autores do crime, além de estudar e propor medidas de segurança adequadas ao resguardo do exercício da advocacia no Estado do Rio Grande do Norte.

Toda forma de violência contra a advocacia é uma afronta aos direitos fundamentais e ao pleno exercício da cidadania. O exemplo profissional, a inteligência e a jovialidade da advogada Brenda dos Santos de Oliveira devem servir de inspiração por um mundo menos violento, livre da misoginia, mais justo e mais seguro.

Rio de Janeiro, 31 de janeiro de 2024.

Instituto dos Advogados Brasileiros

Sydney Limeira Sanches

Presidente nacional

Olavo Hamilton

Representante do IAB no Rio Grande do Norte

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto