Equipe de transição sinaliza dificuldades de Fátima para encontrar quadros na área de segurança

Após o anúncio da equipe de transição um assunto chamou atenção: a ausência de um(a) especialista em segurança.

Na verdade, há uma meia verdade nisso.

Na equipe existe ao menos uma pessoa identificada com a área. Trata-se da promotora e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Erica Verícia Canuto de Oliveira Veras.

A atuação dela é focada na questão da violência contra mulher e na pesquisa sobre a área criminal. É uma atuação relevante (ver currículo abaixo), mas sem a abrangência necessária para um dos Estados mais violentos do país.

A dificuldade de Fátima em encontrar quadros para a área da segurança está exposta na equipe de transição, mas não será uma exclusividade do futuro governo. Nas gestões de Rosalba Ciarlini (2011/14) e Robinson Faria (desde 2015) foi necessário importar quadros de outros Estados.

Currículo

Erica é coordenadora do Núcleo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NAMVID) do Ministério Público, coordenadora da Violência Doméstica dos Companheiros das Américas do Comitê do Rio Grande do Norte, membro do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência contra a Mulher e membro do Comitê Estadual de Defesa da Mulher em Situação de Cárcere. Tem experiência na área de Direito e Ciências Sociais. É palestrante e pesquisadora nas seguintes áreas de interesse: violência Doméstica contra Mulheres e Meninas, Direito Criminal, Direito de Família, Direito da Criança e do Adolescente, Direitos Humanos, relações de gênero e diversidade sexual.

Com informações do site O Escavador

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto