Estoque do Hemocentro de Mossoró está baixo

Estoque do Hemocentro de Mossoró está em baixa (Foto: Cedida)

O Hemocentro de Mossoró continua com o estoque de sangue em baixa. Apesar da redução no número de doadores aptos que procuram o órgão diariamente para contribuir com as doações, a demanda por bolsas de sangue se mantém.

De acordo com a assistente social do órgão, Lenita Helena Morais, a pandemia reflete muito na presença dos doadores. Ela lembra que se trata de um gesto voluntário e de solidariedade e informa que o órgão está solicitando o empenho das pessoas para comparecerem e fazerem a doação.

Segundo Lenita Morais, a frequência de doadores não está muito alta, então não há aglomeração e se houver muita gente, a equipe separa lugares e tem máscaras para distribuir.

Todos os tipos sanguíneos são necessários, mas os tipos O e A positivo estão mais em baixa.

A assistente social comenta que, embora tenha havido diminuição das cirurgias eletivas, outras demandas continuam. “A saída de bolsas continua bem alta porque nós temos os hospitais que fazem tratamento de oncologia, temos os hospitais que fazem cirurgia cardíaca, que não podem esperar”, informa.

Ela explica que o Hemocentro disponibiliza sangue para todos os hospitais e, às vezes, os próprios pacientes que fazem tratamento contra a Covid-19 precisam receber sangue.

Lenita menciona que as pessoas estão temerosas em sair de casa, muitas famílias temem sair e se contaminarem.

Da média de 50 doadores aptos que procurava o órgão por dia, ela comenta que hoje o Hemocentro recebe de 20 a 30 doadores aptos.

A maioria das pessoas que estão comparecendo ao Hemocentro já era doadora, mas a unidade também está recebendo pessoas que estão se sensibilizando com o momento e que estão indo pela primeira vez.

Para doar, é necessário estar totalmente saudável. Quem tiver sintomas de gripe não deve ir. No local, o voluntário passa por uma entrevista e, se estiver apto, a assistente social informa que ele é orientado a comunicar ao Hemocentro se apresentar algum sintoma em até 14 dias após a doação.

Lenita Morais solicita à população que continue com esse intuito de praticar a solidariedade e diz que, mesmo nesse tempo de pandemia, o Hemocentro está funcionando, precisa da ajuda de todos para continuar e depende única e exclusivamente da solidariedade das pessoas para salvar vidas.

 

Critérios para doação de sangue:

Estar em boas condições de saúde;

Apresentar documento de identificação original com foto;

Ter entre 16 e 69 anos (voluntários de 16 e 17 anos devem estar acompanhados por seu responsável);

Pesar mais de 50Kg;

Estar bem alimentado;

Não estar tomando medicamentos que podem afetar a saúde;

Não ter contraído hepatite após os 11 anos de idade;

Não ter feito cirurgia recentemente;

Não estar gripado ou ser portador de doenças contagiosas;

Não estar exposto à situação de risco, como ter praticado sexo sem proteção ou ser usuário de drogas.

Quem fez tatuagem ou colocou piercing fica impossibilitado de doar por doze meses.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto