Ex-reitora da Ufersa responde ao Blog do Barreto sobre rombo nas contas da universidade

Ex-reitora rebateu denúncias publicadas pelo Blog do Barreto (Foto: José Aldenir)

O Blog do Barreto divulgou com exclusividade no última sexta-feira  (1) um  memorando enviado à ex-reitora da Ufersa, Ludimilla Serafim, mostrando preocupação com as contas da instituição e um possível rombo nas finanças (leia mais sobre isso aqui).

Diante dos fatos apresentados, a ex-reitora respondeu ao Blog por meio de nota, onde afirma que as planilhas noticiadas anteriormente se referem “a um cenário projetado, com base em dados preliminares” e que  foram tomadas “medidas eficientes para otimizar o uso dos recursos disponíveis, garantindo o cumprimento das obrigações financeiras e o atendimento às demandas da comunidade acadêmica”.

Confira a nota de Ludmila na íntegra 

Em resposta à matéria publicada pelo Blog do Barreto no dia 01 de novembro, a ex-reitora da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), profa. Ludimilla Oliveira, vem esclarecer as informações divulgadas, às quais se revelam imprecisas e potencialmente prejudiciais à reputação e imagem da instituição.

A gestão anterior da Ufersa teve como premissa fundamental a transparência e a prestação de contas à sociedade. Diante das graves acusações veiculadas, a profa. Ludimilla Oliveira se sente na obrigação de apresentar os fatos de forma clara e objetiva.

É importante ressaltar que o memorando interno mencionado na matéria se refere a um cenário projetado, com base em dados preliminares. E mesmo com o recebimento dos recursos adicionais, a gestão anterior da Ufersa adotou medidas eficientes para otimizar o uso dos recursos disponíveis, garantindo o cumprimento das obrigações financeiras e o atendimento às demandas da comunidade acadêmica.

Em relação às alegações de déficit orçamentário no exercício de 2023 e a necessidade de medidas drásticas, profa. Ludimilla Oliveira esclarece:
1. A recomposição do MEC contemplou a Ufersa com uma suplementação no valor de R$ 9.169.843,00 em maio e outra de R$ 2.055.236,00 em dezembro, o que viabilizou a manutenção de atividades essenciais, afetadas pelas perdas inflacionárias e reajustes contratuais, permitindo arcar ainda com os reajustes das bolsas de ensino e pesquisa e a priorização de ações voltadas à assistência estudantil, conforme informado no Relatório Integrado de Gestão de 2023.
2. O contador da Ufersa atestou os demonstrativos contábeis apresentados no Relato Integrado de Gestão, ciente das responsabilidades civis e profissionais desta declaração, declarando a conformidade dos Balanços Orçamentário, Financeiro e Patrimonial e as Demonstrações das Variações Patrimoniais e dos Fluxos de Caixa, regidos pela Lei n° 4.320/1964 e pelas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, relativos ao exercício de 2023.
3. A auditoria interna da UFERSA concluiu, com razoável segurança, que os processos de governança, de gestão de riscos e de controles internos da Ufersa estão em conformidade, nos termos do art. 16º, I, II e III da Instrução Normativa da Controladoria Geral da União nº 05/2021 e o Relatório Integrado de Gestão 2023 da Ufersa está alinhado aos requisitos da Instrução Normativa nº 84, de 22 de abril de 2020 do Tribunal de Contas da União.
4. Tanto o Conselho Universitário quanto o Conselho de Curadores aprovaram o Relatório Integrado de Gestão de 2023, confirmando a solidez da situação financeira da UFERSA.

A profa. Ludimilla repudia veementemente as acusações de má gestão e reafirma seu compromisso com a legalidade e a transparência. A ex-reitora se coloca à disposição para prestar quaisquer esclarecimentos adicionais e convida a comunidade acadêmica, os servidores e a sociedade em geral para um debate aberto e transparente sobre a gestão da universidade. Todos os documentos que embasam as informações aqui apresentadas estão disponíveis para consulta pública.

Clique aqui e confira a resolução do Consuni/Ufersa aprovando as contas da gestão de Ludimilla Serafim 

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto