O ex-vereador e atual suplente de deputado estadual Clayton Jadson Silva Rolim, conhecido como Soldado Jadson (SD) está sendo investigado sob suspeita de ter mantido a ex-mulher Maria Edvania Silva Santiago Alcantara em cárcere privado e ameaças.
O político é o alvo central de dois procedimentos que tramitam no Juizado da Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Mossoró, envolvendo acusações de ameaça, perseguição (stalking) e cárcere privado.
As investigações ganharam corpo em setembro de 2024, quando Edvania Santiago, buscou o amparo da Justiça para garantir sua integridade física. Segundo os documentos oficiais do processo nº 0821409-38.2024.8.20.5106, o magistrado deferiu Medidas Protetivas de Urgência devido à gravidade dos relatos.
Entre as acusações mais pesadas está a de sequestro e cárcere privado, indicando que a vítima teria tido sua liberdade cerceada pelo político. Além disso, o crime de perseguição aponta para um comportamento reiterado de importunação que invadia a privacidade da vítima.
A Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM) de Mossoró conduz o inquérito (nº 0827690-10.2024.8.20.5106) que já acumula um robusto conjunto probatório. Entre as evidências apresentadas à Justiça estão:
- Áudios de Intimidação: Gravações enviadas por Jadson com conteúdo agressivo.
- Prints de Mensagens: Capturas de tela de conversas de WhatsApp que documentam as ameaças.
- Mídias de Vídeo e Foto: Arquivos extraídos de dispositivos móveis que reforçam os episódios de violência psicológica.
Três testemunhas já foram arroladas pela polícia e o Ministério Público, por meio da 9ª Promotoria de Mossoró, acompanha o caso, assegurando que as medidas de proteção permaneçam ativas.
Perfil do Investigado
Soldado Jadson é uma figura conhecida na política local. Com base militar, foi eleito para a Câmara Municipal de Mossoró em 2012.
Após não conseguir se reeleger em 2016, ele, que já estava na reserva da Polícia Militar em virtude do mandato, prestou concurso para a Polícia Civil e passou a trabalhar nesta corporação.
Em 2022, com apoio do prefeito Allyson Bezerra (UB), obteve uma votação expressiva que o colocou na suplência de deputado estadual do Solidariedade. Ele recebeu 27.763 (1,48%) votos naquele pleito sendo o segundo mais votado em Mossoró.
O Outro Lado
Nos documentos do processo, Jadson tem negado as acusações. Ele acusa a ex-mulher de ter ameaçado a atual companheira dele e que ela não aceitava o fim do relacionamento tentando reaproximação em diversas oportunidades.