Fátima e Rosalba: estilos opostos de governar, mas com dificuldades parecidas

Rosalba e Fátima tem estilo opostos de governar (Foto: web)

Uma preza pelo diálogo. A outra aposta da imposição das decisões sem discutir com a sociedade. Um governa de forma descentralizada, a outra concentra decisões em um núcleo duro. Uma divide o poder com aliados. A outra prefere concentrar poder. Quando uma toma uma medida polêmica e é criticada, recua. A outra prefere insistir no erro.

A primeira citada é a governadora Fátima Bezerra (PT). A segunda é a prefeita de Mossoró e ex-governadora Rosalba Ciarlini (PP).

Em comum, ambas chegaram ao poder para suceder gestões mal avaliadas. De diferente, a ausência de experiência administrativa de Fátima, qualidade que sobra em Rosalba Ciarlini. Outra semelhança está na forma como trataram a questão da folha atrasada: ambas usaram a mesma estratégia: pagar a folha do primeiro ano de governo e empurrar o que está atrasado para depois.

O que falta em uma sobra na outra. São vidas totalmente opostas o que explica as diferenças de estilo de governar. Fátima tem origem popular. Rosalba iniciou a carreira política em uma das mais tradicionais oligarquias do Estado.

Até aqui Rosalba não conseguiu quitar a folha de 2016. Faltam retroativos do reajuste salarial daquele ano. A prefeita vende o discurso do salário em dia mesmo pagando de forma fatiada o que é devido aos servidores.

Meio que a contragosto, Fátima reconhece os atrasos, mas como Rosalba tem dificuldades para pôr a folha em dia. A petista aposta tudo em recursos extras que o Estado deve receber nos próximos meses.

Fátima tem como vantagem o tempo. São mais de três anos de governo pela frente. Já Rosalba não pode dizer o mesmo. Ano que vem ela tenta a reeleição num pleito decisivo para a sobrevida de seu grupo político-familiar.

As dificuldades para gerir a coisa pública não estão atreladas somente ao estilo de governar, mas também a falta de dinheiro. Democrática ou autoritária, nenhuma gestora faz mágica sem grana.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto