O carnaval acabou. Para muitos o ano começa hoje. Para quem está na política e precisa organizar partidos para as eleições proporcionais 2020 já estava a todo vapor antes da folia de momo.
Muita gente apanhando para organizar os próprios partidos em Mossoró onde quem todo mundo acha que tem chance de se eleger vereador e não topa ser esteira de detentores de mandato.
O ano de 2020 tem agravante de não serem permitidas as coligações proporcionais que sempre davam margem para improvisar no período das convenções partidárias.
O período da janela partidária começa no dia 5 de março. Os vereadores terão até 3 de abril para mudar seus rumos partidários. Quem tem controle de partido tenta formar uma nominata que garanta sua reeleição e o cumprimento da promessa de ao menos um novato ser eleito. Quem não tem sigla na mão vai tentar se encaixar em algum lugar.
No governismo o que se discute é a formação de “chapões” com vereadores. Será um salve-se quem puder. Na oposição a coisa está mais solta e os vereadores tentam se virar com o que tem em mãos.
Não está fácil.
O período de caça à esteira está aberto.