A lista com os indiciados por golpe de estado divulgada na última quinta-feira não constou o nome do deputado federal General Girão (PL).
Ele está no lucro, por enquanto, diga-se. E olhe que Girão se esforçou muito para constar no rol de golpistas indiciados por tentativa de golpe de estado.
No dia 6 de dezembro de 2022, em pleno curso da trama golpista, o deputado defendeu a formação de milícias armadas bolsonaristas formadas por CACs (Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores). “Temos convicção de que aqueles homens e mulheres que são atiradores cadastrados como CAC’s podem, sim, fazer parte de um efetivo mobilizável para as Forças Armadas. Afinal de contas, já são hábeis no manuseio da arma como instrumento de defesa”, afirmou no Twitter.
O tenente coronel do Exército Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, delator do golpe bolsonarista, contou que havia um movimento de CACs para formar uma milícia armada e ajudar no golpe.
No dia 11 daquele mês de dezembro, o terrorista George Washington, condenado por colocar uma bomba em um caminhão-tanque no Aeroporto de Brasília, cobrou de Girão a formação de milícias formadas por CACs.
“General Girão, vão esperar até quando para acionar os CACs? Têm CACs prontos. Acione, general! Coloque-os em treinamento militar intensivo. Temos muitos fuzis a disposição, não nos deixe sair como bandidos”, escreveu para o deputado.
Na semana do Natal de 2022, quando a possibilidade de golpe ainda existia, Girão discursou para os golpistas na porta do 16º Batalhão de Infantaria Motorizado (16 RI), na capital potiguar, prometendo um “Papai Noel Camuflado”. “Eu quero dizer para vocês que essa semana é a semana que tá começando as festividades de Natal. Sim ou não? Então, todo mundo aqui eu espero que tenha sido bom filho, bom pai, bom irmão, boa esposa e aí botem o sapatinho na janela que Papai Noel vai chegar essa semana. Acreditem em Papai Noel. Pode até ser camuflado também”, declarou na ocasião.
Por fim, no 8 de janeiro de 2023, quando bolsonaristas promoveram um motim golpista atacando as sedes dos três poderes ele postou vídeo incitando a sanha dos que queriam abolir o estado democrático de direito.
“Estão transformando a proximidade da Praça dos Três Poderes/Brasília numa FORTALEZA MEDIEVAL. E tudo porque precisam afastar o POVO, o verdadeiro SOBERANO DO BRASIL. Lembrando que estamos terminando apenas a primeira semana GovLula e 70 dias de acampamentos patrióticos. Entenderam?”, provocou.
Girão está no lucro, talvez por sua irrelevância política no plano nacional.