Gestão municipal carece de uma política de geração de empregos

Mossoró precisa de um projeto de geração de empregos (Foto: Wilson Moreno)

Há alguns dias o oficial de justiça e blogueiro Tio Colorau divulgou nas redes sociais que numa tacada só fecharam em Mossoró a Casa Porcino, uma unidade da rede de lojas Ricardo Eletro e uma lanchonete do Bob’s.

É um sinal do passo para trás que Mossoró vem vivendo.

Como sempre digo, o comércio não resiste sem a geração de riqueza da indústria e agronegócio.

Mossoró precisa para ontem de uma política de geração de empregos. A prefeita Rosalba Ciarlini (PP) deveria estar liderando frentes de trabalho com as entidades empresariais e (por que não?) ouvindo os representantes da classe trabalhadora. A pepista prefere não receber ninguém apostando tudo no de sempre que já não cola tanto como antigamente.

Rosalba é responsável pelo passado e presente de Mossoró. Foram nas gestões dela que a cidade viveu um boom provocado pelo auge da indústria petrolífera. Está no imaginário da cidade que ela torrou esse dinheiro em praças. O que nem todo percebem é que ela desperdiçou uma chance de ouro de diversificar as cadeias produtivas na maior cidade do interior do Rio Grande do Norte, privilegiadíssima por sua localização geográfica.

Agora, com a Petrobras de saída a prefeita em quarto mandato não consegue apresentar uma política de geração de empregos consistente. Assiste em silêncio a indústria salineira ser prejudicada por medidas do Governo do Estado e aplaude a troca dos empregos gerados pela Petrobras pelo paliativo das empresas privadas que vão substituir a estatal nos próximos anos.

Quando muito vemos é a prefeita fazer propaganda quando o saldo CAGED é positivo por mais que não seja possível identificar alguma política de geração de emprego na gestão rosalbista.

A participação mais marcante do quarto mandato de Rosalba foi a promessa dada por ela de empregos via Porcelanatti, que se tornou um dos episódios mais patéticos da política local.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto