O deputado federal General Girão (PL) teve postagem sobre o golpe militar de 1964 no Instagram registrada ccom alerta de informação falsa.
Girão expôs o vídeo gravado no ano passado em que o jornalista gaúcho Paulo Martins se apresenta como testemunha ocular da história ocorrida há 59 anos.
O Estadão Verifica apontou erros de datas e informações enganosas, gerando o alerta de notícia falsa do Instagram para quem posta o vídeo.
Uma das mentiras contadas é que o então presidente João Goulart fugiu do país, o que descartaria, na fala dele, a hipótese de golpe de estado. A versão é fantasiosa porque o “Jango”, como era conhecido, estava em Porto Alegre quando a abolição do Estado Democrático de Direito foi consumada.
No post, Girão ainda teve a coragem de chamar uma mentira de verdade e citou o versículo bíblico usado como mantra no bolsonarismo. “A verdade contada por quem realmente vivenciou a contra revolução (sic) de 64.‘E conhecereis a verdade; e a verdade vos libertará’”, escreveu.
Girão é um dos investigados no inquérito das fake news. Ele chegou a tentar derrubar as investigações ao propor um decreto para derrubar a investigação que quebrou o sigilo telefônico do parlamentar em 2020.
Confira a verificação de fatos AQUI.