Governadora apresenta potencialidades do RN para investidores europeus

Governadora afirma que RN está competitivo enquanto ambiente para negócios (Foto: divulgação)

Em visita à Embaixada do Brasil em Lisboa nesta sexta-feira (01), a governadora Fátima Bezerra apresentou para investidores europeus, as potencialidades do Rio Grande do Norte nas áreas do turismo e das energias renováveis, duas das principais atividades econômicas do Estado.

O encontro foi organizado pelo embaixador brasileiro em Portugal, Raimundo Carreiro, e contou com a participação do ministro do Turismo, Celso Sabino, e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo.

Fátima destacou que o Rio Grande do Norte está se tornando o melhor destino para investimentos. Além das belezas naturais, do clima, da hospitalidade do povo que atraem turistas, o governo apresentou o programa RN + Competitivo, um conjunto de ações para impulsionar o desenvolvimento potiguar.

A ação do governo atua para melhorar o ambiente de negócios nos mais diversos segmentos da economia, com a ampliação de incentivos fiscais e de segurança jurídica para investidores. A governadora ressalta a localização privilegiada, sendo o ponto das Américas mais próximo da Europa.

A apresentação também teve a presença do presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Jorge Vianna, e do governador da Paraíba, João Azevedo.

No início da alta temporada, o Rio Grande do Norte voltou a ter voos diários para Lisboa, frequência que será mantida, conforme garantiu Carlos Antunes, diretor da TAP para o Brasil e América do Sul.

Segundo números da Gerência de Informação e Inteligência de Dados da Embratur, em 2023 o Rio Grande do Norte recebeu 54 mil turistas internacionais. Do total de turistas estrangeiros que visitaram o RN no ano passado, 27,6% têm Portugal como origem e 11,4% a Itália.

“Para 2024, a previsão é de uma oferta bem maior. Estamos trabalhando em parceria com a Embratur na promoção do Rio Grande do Norte nessa retomada do turismo internacional”, pontuou a governadora.

O ministro Celso Sabino e o presidente da Embratur e Apex destacaram o papel do Brasil na retomada da agenda internacional sob a liderança do presidente Lula, os bons índices de retomada do crescimento da economia brasileira e, portanto, o ambiente favorável para impulsionar e fazer crescer o turismo em nosso país.

Ainda segundo Celso Sabino, o Brasil trabalha para elevar a participação do turismo no Produto Interno Bruto do Brasil. Essa participação hoje é de 7,5%, enquanto em Portugal, o turismo contribui com 20% na formação do PIB.

Investimentos em energias renováveis

A governadora Fátima Bezerra lembrou que, em 2024, o RN está comemorando dez anos na liderança da geração de energia eólica no Brasil. Ela pontua que o Estado tem um imenso potencial de crescimento nesse segmento, assim como em energia fotovoltaica.

De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), os investimentos em energias renováveis no Rio Grande do Norte somaram R$ 17,1 bilhões em 2023.

“Temos os melhores recursos naturais para a produção de energia eólica e solar, e estamos montando a infraestrutura para a produção de hidrogênio verde”, ressalta.

Também participaram do encontro na Embaixada do Brasil em Portugal o empresário Jorge Rebelo, presidente do grupo Vila Galé, que possui um resort em Touros, no litoral do RN; o empresário e cineasta idealizador do projeto Eco Estrela, Greg Hajdarowick; Ricardo Gesse, executivo da Zurich Airport Internacional, empresa que assumiu recentemente a administração do Aeroporto Internacional da Grande Natal; Luís Rodrigues, CEO da TAP; e Carlos Antunes, diretor da TAP para o Brasil e América do Sul.

 

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto