Governismo mostra força e segura vetos de Rosalba

Câmara tem sessão tumultuada (Foto: Edilberto Barros)

Blog Saulo Vale

Em sessão bastante tumultuada, a Câmara Municipal de Mossoró manteve todos os dez vetos da prefeita Rosalba Ciarlini (PP) a projetos de Lei dos vereadores nesta terça-feira (7).

A força da bancada da situação, que possui maioria de 14 vereadores, garantiu essa votação favorável ao Palácio da Resistência, sede do governo municipal.

Projetos como a criação do Conselho LGTB e humanização da vida do nascimento, apresentados pela ex-vereadora e agora deputada estadual Isolda Dantas (PT), foram de água abaixo, apesar da pressão de movimentos sociais, que pediam a derrubada do veto.

Já o veto ao projeto Ronda Mulher, também apresentado por Isolda, foi mantido sob o argumento de que outro projeto da vereadora Sandra Rosado (PSDB) já havia sido apresentado antes do da petista com o mesmo perfil, denominado “Patrulha Maria da Penha”. A proposta de Sandra foi aprovada no final da sessão, no plenário da Casa.

A pauta da Câmara está agora destravada, após duas semanas. A Casa pode iniciar a leitura da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020.

Clima esquentou; Palácio faz contatos

Durante a sessão, o clima era tenso entre os parlamentares. Não havia ainda consenso entre os membros da bancada de situação sobre a votação de alguns dos vetos. O Palácio da Resistência fez contato com vereadores governistas durante a sessão, por telefone, para garantir a manutenção de todos os vetos.

Conseguiu, mesmo com a insatisfação de alguns dos parlamentares com o tratamento que o governo tem dado a sua própria bancada.

Já a oposição fechou questão para a derrubada dos vetos. Como é minoria, apenas seis parlamentares, foram vencidos pela força governista.

Houve ainda bate-boca entre os vereadores Sandra Rosado (PSDB), da situação, e Gilberto Diógenes (PT), líder da oposição.

 

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto