Governo do RN orienta sobre importância de agendamento para acesso a serviços das Centrais do Cidadão

Novo Decreto estipula funcionamento do Sine e d o Itep em nove Centrais do Cidadão do RN – Foto: João Vital

Nove Centrais do Cidadão do Rio Grande do Norte foram reabertas, conforme Decreto nº 29.705, de 19 de maio de 2020, para funcionamento de unidades do Sistema Nacional de Emprego (SINE) e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP). Para ter acesso aos serviços, a orientação é que a população realize o agendamento prévio dos atendimentos, no intuito de evitar filas e aglomerações. Esses agendamentos já foram iniciados

Das nove Centrais do Cidadão reabertas, as localizadas nos municípios de Apodi, Assú, Currais Novos, João Câmara, Santa Cruz e Pau dos Ferros realizam, exclusivamente, atividades do Sine. Já nas unidades de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e São José de Mipibu, são realizados, exclusivamente, serviço do Itep. O horário de atendimento em todas as unidades é das 7h às 13h, segundo informa a assessoria de comunicação do Governo do Estado.

Os agendamentos para atendimento no Sine são realizados, temporariamente, através de um número de celular. Para atendimentos no Sine de Assú o contato é o (84) 99169-1018; para agendar atendimento em Currais Novos o número é o (84) 99963-5634; em João Câmara o contato é o (84) 99428-5586 (Sandra); em Pau dos Ferros os usuários podem agendar atendimento por meio do (84) 99605-7028 e em Santa Cruz o contato para agendamento é o (84) 98719-3210.

De acordo com a assessoria de comunicação do Governo do Estado, em breve será disponibilizado um número institucional para os agendamentos. A orientação é que os usuários telefonem para marcar o atendimento entre às 7h e às 13h.

Já os agendamentos para emissão de Carteira de Identidade (RG) nas unidades do Itep de Parnamirim e São Gonçalo do Amarante acontece unicamente pela internet, através do site www.centraldocidadao.rn.gov.br.

A assessoria de comunicação explica que, ao acessar o site, é necessário a criação de um cadastro, com e-mail e senha, além da informação do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do titular e que a marcação pelo site oferecerá atendimento para o dia útil seguinte, conforme horário indicado.

Ainda de acordo com a assessoria de comunicação, em São José de Mipibu os atendimentos são realizados por ordem de chegada, sendo feito o controle em forma de triagem, a fim de evitar aglomerações e garantir o cumprimento do distanciamento recomendado.

Através da assessoria, o secretário-adjunto da Secretaria de Estado da Administração (SEAD) George Câmara, afirmou que a determinação da reabertura dessas Centrais do Cidadão ocorreu após o Governo do Estado observar a formação de grandes filas na sede do Sine, em Candelária, por causa do seguro-desemprego. Na Ribeira, a sede do Itep também registrou aglomerações, devido a busca por emissão da carteira de identidade, documento necessário para recebimento do auxílio emergencial de R$ 600,00.

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Reportagem especial

Canal Bruno Barreto