Governo do RN pactua início da vacinação por faixa etária e em lactantes

Governo visa avançar vacinação por faixa etária e para lactantes (Foto: Igor do Vale/Estadão Conteúdo)

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte pactuou com os municípios o avanço da vacinação contra a Covid-19. A medida envolve o início da imunização por faixa etária e entre as lactantes com bebês até seis meses de idade.

O acerto foi feito na reunião do Comitê Intergestores Bipartite (CIB), ocorrida esta manhã (09), envolvendo as representações dos municípios e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap). O avanço imediato para atender as faixas etárias sem comorbidades será simultâneo à vacinação dos grupos prioritários.

A deputada estadual Isolda Dantas (PT) já havia protocolado nos últimos dias um requerimento em que solicitava ao governo do Estado do Rio Grande do Norte o início da vacinação da população geral. A proposta consistia em realizar um escalonamento e inclusão da população em geral (que não possuem comorbidades) respeitando também os grupos prioritários constantes do Plano Nacional de Operacionalização. 

A partir de agora a cada nova remessa de vacinas, 50% irá para os grupos prioritários, 50% para vacinar a população em geral, sem comorbidades entre 18 e 59 anos de idade, em ordem decrescente de idade.

 “Temos ainda grupos prioritários que precisam ser vacinados. Municípios menores já conseguiram concluir a vacinação dos grupos prioritários e poderão avançar com maior rapidez para vacinação exclusiva por faixa etária”, pontuou Lyane Ramalho, subsecretária de Gestão e Planejamento da Sesap.

O acerto feito na CIB será levado à apreciação do Judiciário. Atualmente, uma decisão judicial em caráter liminar impede o estado de incluir ou antecipar grupos para vacinação contra a Covid-19.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto