Governo do RN vai levar arte e cultura a escolas de tempo integral

Em parceria com MinC e MEC, Governo do Rio Grande do Norte lança ação que leva arte e cultura a escolas de tempo integral do estado - Foto: Sandro Menezes

O Governo do Rio Grande do Norte, em parceria com os ministérios da Cultura (MinC) e da Educação (MEC), lançou nesta segunda-feira (22) o projeto “Arte e Cultura na Educação em Tempo Integral”. A solenidade, realizada no Complexo Cultural Rampa, em Natal, formalizou o repasse de R$ 1.128.036,47 para a implementação de atividades culturais em 32 unidades da rede estadual de ensino.

O programa visa expandir o currículo das escolas de tempo integral por meio da inserção de práticas artísticas conectadas aos territórios onde os alunos residem. A metodologia está estruturada em cinco eixos principais: história e cultura afro-brasileira e indígena; transmissão de saberes ancestrais com mestres da cultura popular; promoção da leitura e literatura (saraus e slams); criação de cineclubes voltados ao audiovisual nacional; e acessibilidade cultural, com o uso de Libras e audiodescrição.

A execução técnica do projeto ficará sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Cultura (SECULT RN) e da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e do Lazer (SEEC). O objetivo é que as ações culturais ocorram de forma transversal, integrando-se aos conteúdos pedagógicos regulares e estimulando o desenvolvimento social e criativo dos estudantes.

Para a execução, o projeto “Arte e Cultura na Educação em Tempo Integral” prevê a contratação de coordenadores gerais e 32 agentes culturais, um por escola, que atuarão junto à comunidade escolar.

“Levar a arte e cultura para dentro da escola é tornar o Ensino Integral mais atrativo. Porque a escola também é lugar de falar sobre a vida, sobre o passado e o presente, para a gente poder projetar o futuro. É para falar dos nossos ancestrais, das comunidades indígenas e quilombolas, de cultura popular, de cinema e literatura”, afirma a governadora Fátima Bezerra, lembrando que quando assumiu o governo, o estado contava com apenas 75 escolas de Tempo Integral, e hoje já contabiliza 148.

Para a Secretária da Cultura do RN, Mary Land Brito, a ação é uma oportunidade importante para que jovens estudantes se conectem com sua cultura e expandam seus conhecimentos através da arte.

“Essa parceria com o Ministério da Cultura será fundamental não apenas para levar arte para as escolas, mas para garantir que o currículo escolar dialogue com a nossa diversidade, com os saberes ancestrais, com o fortalecimento da identidade da nossa juventude, fomentando mais integração da comunidade dentro da escola e a escola também integrada à comunidade”, destacou.

“O projeto possibilitará as disciplinas de arte, mas também vivências artísticas, residências artísticas dentro das escolas, realizadas por artistas, por grupos, companhias, coletivos, por mestres e mestras da cultura”, diz Fabiano Piúba, secretário nacional de Formação Artística e Cultural, Livro e Leitura. “E também a compreensão dos espaços próprios da cultura como ambientes de formação – teatro, museu, cinema, por exemplo”, complementa. “Esses trabalhos vão acontecer dentro das escolas, mas também terão algumas ações que os alunos sairão para conhecer os equipamentos culturais e entender como funcionam”, explica a secretária de Educação, Socorro Batista.

O aluno Kauã Levino, da Escola Estadual Alfredo Mesquita Filho, em Macaíba, dá seu depoimento sobre a importância da arte na vida dos alunos. “Através da arte nós conseguimos expressar nossos sentimentos. Um exemplo disso é um projeto criado na nossa escola chamado F.A.L.A., que é o Festival de Arte e Literatura do Alfredo. Dentro desse festival, nós estudantes conseguimos expressar nossos talentos através da música, da dança, da literatura e da ilustração. Dentro da literatura podemos criar poemas, contos e crônicas. Eu sou muito agradecido a esse projeto”, afirmou.

“Quando a gente fala em Educação Integral, o tempo é só um desses elementos da educação integral. É um elemento fundamental, mas além disso, a gente tem outros elementos que formam essa educação integral, que é a educação completa do sujeito. E o principal elemento é a cultura, o território, a identidade cultural, a relação com o território, a relação com o corpo, a relação com a comunidade”, destaca Rafael da Silva Maximiniano, Diretor de Educação e Formação Artística do Ministério da Cultura.

A solenidade de lançamento contou com a presença de alunos de escolas de todo o estado, além dos diretores de suas DIRECs. Houve apresentações culturais dos alunos, entre elas “Maculelê: Identidade e Resistência” (EE Alceu Amoroso); “Aurora Boreal” (EE Águida Sucupira); “Carimbó” (EE Alfredo Mesquita); e a apresentação do grupo de flautas do Poeta Renato Caldas junto com o maestro.

Também estiveram presentes Fábio Henrique, coordenador do Escritório Regional do MinC no RN; Gilson Matias, diretor da Fundação José Augusto; Cléo Kozerski, secretária adjunta da SEEC; Ivoneide Bezerra, coordenadora do CLIP (Circuito Literário Potiguar); Lilian Mirelly, presidente da UMES, e Joaquim Constantino, representante da UMES; Felipe Nunes, do Comitê Estadual de Cultura; Rejane Souza, do Conselho Estadual de Cultura; Lucicleide e Ana Cleide, da Comunidade Quilombola de Capoeira de Macaíba; além de toda a equipe da SEEC e SECULT organizadoras do projeto “Arte e Cultura na Educação em Tempo Integral” no Rio Grande do Norte.