O Sindicato de Guardas Municipais do Estado do Rio Grande do Norte (Sindguardas/RN) e os guardas civis municipais de Mossoró realizaram uma mobilização, na noite de ontem, 27, para demonstrar a insatisfação com a Prefeitura, que retirou um acordo firmado anteriormente com a categoria.
Mais de 40 Guardas Civis Municipais (GCM), acompanhados da diretoria do Sindguardas/RN, estiveram no evento de abertura do Auto da Liberdade. Usando nariz de palhaço, eles se dirigiram ao prefeito e fizeram uma cobrança pública, ressaltando a insatisfação com a falta de respeito por parte da gestão.
“Foi dito ao prefeito que é inadmissível termos passado 3 anos negociando para, depois disso, a Prefeitura apresentar uma proposta, que diga-se de passagem não contemplava o que a categoria queria, e, posteriormente, o próprio Executivo retirou essa proposta, sem não mais negociar ou apresentar algo de concreto”, comenta Héber Monteiro.
Diante dessa situação, os GCMs decidiram em Assembleia Geral iniciar a mobilização nesta semana. Ontem, por exemplo, mais de 60% do efetivo ficou parado devido à entrega das diárias operacionais. Além disso, está sendo realizada também campanha de doação de sangue.
Durante a conversa com os guardas, o prefeito informou que se reuniu com o secretário municipal de Segurança e com o comandante da GCM e tirou alguns encaminhamentos. O chefe do Executivo pediu que seja apresentada uma lista com integrantes de uma nova comissão.
Essa informação, novamente pegou os GCMs de surpresa, pois significa que a Prefeitura quer desconsiderar todo o trabalho feito anteriormente pela comissão já formada e pelo Sindguardas/RN.
Por esse motivo, ficou deliberado que o movimento vai continuar com a não realização de diárias operacionais, a não participação da categoria no desfile do dia 30 e também a continuidade da doação de sangue. A mobilização seguirá até que a Prefeitura apresente alguma resposta concreta.
Confira o vídeo da mobilização ontem