Guardas municipais denunciam Prefeitura de Mossoró por desvio de finalidade de viaturas

Viaturas da segurança estão sendo usadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Foto: cedida)

O Sindicato de Guardas Municipais do Estado do Rio Grande do Norte (Sindguardas/RN) está denunciando a Prefeitura de Mossoró por desviar de finalidade as viaturas cedidas pelo Departamento Penitenciário Nacional para a Secretaria Municipal de Defesa Social de Mossoró.

“Essas doações de carros, vans e micro-ônibus foram feitas após uma articulação dos próprios guardas municipais e do Comando da GCM Mossoró junto ao Depen. Os automóveis foram cedidos em um convênio e entregues à Secretaria Municipal de Segurança já equipados como viaturas, em dezembro de 2022”, diz a nota. “No entanto, o Sindguardas/RN tomou conhecimento que a Secretaria de Segurança cedeu os veículos para a Secretaria de Infraestrutura de Mossoró. As viaturas foram descaracterizadas da atividade policial e passaram a ser utilizadas para o transporte de trabalhadores e de ferramentas”, acrescentou.

A entidade classificou a atitude como um desrespeito com a população e os guardas municipais de Mossoró que ajudaram a conquistar as viaturas. “O esforço dos GCMs e do Comando da instituição foi simplesmente descartado. Ao invés de utilizar as doações como um reforço na segurança pública municipal e um fortalecimento da Guarda Municipal, a Prefeitura preferiu utilizar os veículos para transporte”, comenta Alexsandro Sales, presidente do Sindguardas/RN.

Os guardas vão levar o assunto ao judiciário e já enviaram ofício ao Ministério Público relatando a situação.

 

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto