Hospital da Polícia não será fechado, mas leitos de UTI serão remanejados por recomendação da Covisa de Mossoró

Cipriano Maia garante funcionamento do Hospital da Polícia (Foto: reprodução)

Ao contrário do que foi divulgado por alguns vereadores e setores da mídia mossoroense não há planos de fechamento do Hospital da Polícia Militar de Mossoró. O Blog do Barreto teve acesso a um ofício encaminhado no dia 28 de fevereiro pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP) a Associação de Proteção e Assistência à Maternidade e a Infância de Mossoró (APAMIM) que trata do remanejamento de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para outras unidades hospitalares (leia o documento AQUI).

O documento informa que os 20 leitos clínicos serão mantidos no Hospital da Polícia em parceria com a APAMIM, mas que, por orientação da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) de Mossoró, terá que fazer o remanejamento dos leitos de UTI por causa de limitações estruturais.

Os leitos devem ser deslocados para o Hospital Regional Tarcísio Maia que passará por reforma estrutural.

Em vídeo (ver abaixo) o secretário estadual de saúde Cipriano Maia lembrou que o Município de Mossoró se retirou do compromisso de cofinanciar os leitos e que os leitos críticos do Hospital da Polícia foram abertos por meio de um acordo envolvendo o Ministério Público.

Cipriano informou que os serviços do Hospital da Polícia serão usados para outras demandas, como assistência vascular. “Com o arrefecimento da pandemia, os serviços assistenciais do Hospital da Polícia em Mossoró seguem sendo prestados, mas com outro perfil. Os leitos serão destinados à retaguarda da necessidade de assistência vascular e outras demandas”, disse.

Entre agosto e dezembro de 2022 foram habilitados junto ao Ministério da Saúde 32 leitos de UTI para a região Oeste Potiguar: sendo 28 em Mossoró (dez no Hospital Rafael Fernandes e 18 no Hospital Regional Tarcísio Maia) e quatro em Pau dos Ferros (Hospital Dr. Cleodon Carlos de Andrade).

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto