IBGE divulga dados sobre consumo de carne, ovos e leite no RN em 2023

Foto: Internet

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados da sua recente pesquisa sobre o abate de suínos e bovinos, e produção de ovos e leite no 1º trimestre de 2023 no Rio Grande do Norte. 

Segundo a pesquisa, o RN tem registrado queda acentuada no abate de suínos, e também de bovinos quando comparado com o mesmo período de 2022. 

O levantamento destacou que o abate de 2.397 de cabeças de suínos representou queda de mais da metade (50,9%) em relação ao mesmo período de 2022 e de 12,3% na comparação com o 1° trimestre de 2023. 

Já o abate de bovinos foi de 16.132 de cabeças no 2º trimestre de 2023, configurando queda de 18,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, porém se comparado ao 1º trimestre de 2023, representando alta de 0,16%. Esse resultado interrompeu dois trimestres consecutivos de baixas e foi o primeiro resultado positivo em 2023. Do total de bovinos, 48,60% foram abates de bois, 24,18% de vacas, 19,06% de novilhos e os 8,16% restantes, de novilhas. Confira o gráfico com os dados

Aquisição de leite no Rio Grande do Norte registra queda de 1,6 milhões de litros 

 No 2º trimestre de 2023, a aquisição de leite cru feita pelos estabelecimentos que atuam sob algum tipo de inspeção sanitária no Rio Grande do Norte foi de 17,3 milhões de litros, um aumento de 3,0% em relação ao 2° trimestre de 2022, mas uma queda de 8,5% frente ao trimestre imediatamente anterior. Na série histórica da pesquisa, esse resultado interrompeu dois trimestres consecutivos de altas registradas. Da quantidade de leite adquirido, quase sua totalidade foi industrializada (99,7%). Essa produção levou o Rio Grande do Norte à 20ª posição entre os estados que mais produzem leite.

Número de ovos produzidos no RN sobe 4,4% 

 No 2º trimestre de 2023, a produção de ovos de galinha foi de 9,9 milhões de dúzias. Essa quantidade é maior que a do mesmo trimestre em 2022 (9,6 milhões) e supera em 500 mil dúzias o trimestre imediatamente anterior. A produção foi a maior já registrada desde o 4º trimestre de 2021. No Nordeste, o Rio Grande do Norte continua na quinta posição entre os estados que mais produzem ovos e na 16ª nacionalmente. A distribuição da produção por mês é equilibrada, sendo produzidas cerca de 3,3 milhões de dúzias mensalmente.

Sobre a pesquisa A Pesquisa Trimestral de Abate de Animais investiga informações sobre a quantidade de animais abatidos e o peso total das carcaças, por espécie pesquisada, tendo como unidade de coleta abatedouros sob fiscalização sanitária federal, estadual ou municipal. A periodicidade da pesquisa é trimestral, sendo que, para cada trimestre do ano civil, os dados são discriminados mês a mês. Quanto às categorias de abate bovino (gado doméstico, dividido em categorias conforme sexo e idade) temos que: Boi – bovino macho adulto, com 2 anos de idade ou mais, onde inclui o macho não castrado (touro); Vaca – bovino fêmea adulta, com 2 anos de idade ou mais, independente de já ter parido ou não; Novilho – bovino macho jovem, com menos de 2 anos de idade, que inclui vitelo, bezerro e novilho (precoce ou não); e Novilha – bovino fêmea jovem, com menos de 2 anos de idade, a qual inclui vitela, bezerra e novilha (precoce ou não).

A Pesquisa Trimestral do Leite investiga informações sobre as quantidades de leite fluido cru, tendo como unidade de coleta o estabelecimento que se dedica à industrialização de leite de vaca e está sob fiscalização sanitária federal, estadual ou municipal.

A Pesquisa de Ovos de Galinha do IBGE fornece indicadores da variação da produção física de ovos de galinha, tendo como unidade de coleta o estabelecimento agropecuário com capacidade de alojamento de 10 000 ou mais galinhas poedeiras e/ou matrizeiras.

Comments

comments

Reportagem especial

Canal Bruno Barreto